terça-feira, 29 de setembro de 2020

Oceania.

 


GEOGRAFIA

A Oceania é composta pela Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. 

A Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. Em razão desse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como "mundo novo".

Assim como na América e na África, a Oceania era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.

O continente mais isolado do mundo é composto pela Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. Sua configuração corresponde a um enorme arquipélago, com formação derivada de erupções vulcânicas. É cercado pelo Oceano Índico a oeste e Pacífico a norte, leste e sul.
A Oceania possui uma área de 8,4 milhões de km2, e essa abrange todos os hemisférios, o maior país do continente é a Austrália, além desse existem várias ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico.

O maior país do continente, a Austrália, é considerado uma ilha-continente, pois está situado entre o Pacifico e o Índico com uma área de 7,6 milhões de km2, que representa 90% do total da Oceania. 

O território da Nova Zelândia é banhado pelo Mar da Tasmânia a oeste, Pacífico a leste, localizado totalmente na zona temperada do sul. Está a 1750 km da Austrália a leste, o país em questão é considerado um arquipélago, pois é formado por duas ilhas principais: uma localizada ao norte e outra ao sul, entre as duas está o Estreito de Cook.

O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania. Dentre todas as ilhas, as mais importantes são: o Havaí e a Polinésia Francesa - onde está situado o Taiti.

No continente existem ainda onze arquipélagos-Estados com áreas pequenas, dessas destacam os Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

 

Equipe Brasil Escola. 

7º ano - Recursos energéticos

 

Energia

 

Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc.

Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica.

Energia térmica (Calor): O calor é a energia térmica associada à energia cinética das moléculas que compõem um elemento. A manifestação do calor só ocorrerá caso exista diferença de temperatura entre dois corpos.

Energia química: É a energia liberada ou formada a partir de reações químicas, como a energia produzida por pilhas e baterias.

Energia solar: É a energia proveniente da luz do sol. Essa forma de energia pode ser aproveitada na geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas, por exemplo.

Energia eólica: É a energia proveniente do movimento das massas de ar. Pode-se aproveitar a força dos ventos para girar hélices e turbinas na produção de energia elétrica.

Energia nuclear: É a energia obtida a partir do fenômeno da fissão nuclear, em que ocorre a divisão do núcleo de um átomo, gerando a liberação de uma grande quantidade de energia

 

 

Recursos energéticos são quaisquer recursos naturais que possam ser aproveitados para obter energia.

Os recursos energéticos estão divididos em dois grandes grupos: os recursos energéticos não-renováveis, que advém dos combustíveis fósseis. Estes combustíveis são substâncias existentes na crosta terrestre que resultam da transformação, ao longo de milhões de anos, de matéria orgânica acumulada nos sedimentos (carvão, petróleo e gás natural). A sua utilização tem causado graves consequências para o ambiente, como mudanças de temperatura e consequentes alterações climáticas no planeta, a destruição da camada de ozono e as chuvas ácidas; os recursos energéticos renováveis, que são produzidos através de fontes naturais, como as plantas, o sol ou o vento. São considerados inesgotáveis à escala humana, ajudam a reduzir as emissões de CO2, reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis e conduzem à investigação tecnológica baseada em energias limpas e mais eficientes.

A era industrial iniciou-se no fim do século XVII, na Inglaterra, e conduziu à exploração em escala inédita dos recursos naturais do planeta. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.

O mundo industrial e urbano baseia-se, em especial, num consumo intenso de energia. As máquinas industriais e domésticas, os meios de transportes modernos e a iluminação pública exigem a produção de enormes quantidades de combustíveis e eletricidade.

Equipe Brasil Escola

 

 

Recursos energéticos renováveis - Disciplina - Ciências

 

 

 

Recursos Energéticos - Trabalho sobre os Recursos Energéticos - Docsity

Os Recursos De Energia Renováveis No Ambiente Natural Com Girassol Colocam,  Os Painéis Fotovoltaicos E Os Moinhos De Vento Imagem de Stock - Imagem de  girassol, renováveis: 121578311

Mundo Educação.

 

Relações humanas no espaço geográfico - 6º ano

 

As relações com a natureza e com o espaço geográfico fazem parte das estratégias de sobrevivência dos grupos humanos desde as suas primeiras formas de organização. Observar as estações do ano, conhecer o ciclo reprodutivo da natureza, a direção dos ventos, o movimento das marés e as correntes marítimas, bem como as variações climáticas e a alternância entre período seco e período chuvoso foi essencial para os primeiros povos agricultores. Esses conhecimentos permitiram ás sociedades se relacionarem com a natureza e modificá-la em benefício próprio.

Espaço Geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Não se trata apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante das ações humanas.

espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido como sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.

impacto das Intervenções Humanas no espaço geográfico é basicamente o de alterar o ambiente natural, positiva ou negativamente, instalando propriedades de produção agrícola e pecuária, construindo obras públicas e cidades.

O Espaço Geográfico envolve as relações humanas no campo e na cidade

O Espaço Geográfico envolve as relações humanas no campo e na cidade.

Fotos – Relações humanas no espaço geográfico

 

CONCEITOS GEOGRÁFICOS - ProEnem

 Mapa mental