quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

9ºº ano – link - https://www.youtube.com/watch?v=Q_pnwbLXwSE

Industrialização é um tipo de processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.

Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.

Industrialização é um processo antigo na humanidade. Ainda durante a Idade Média, novas técnicas marcaram o avanço dos meios de produção e de produtividade. Mas isso não quer dizer que houvesse indústrias como conhecemos atualmente ou características do capitalismo. O progresso passou por várias fases tecnológicas. Técnicas mais aprimoradas de agricultura, artesanato e manufatura deram suas contribuições para o desenvolvimento pleno da indústria.

Tipos de industrialização

·         Industrialização clássica.

·         Industrialização planificada.

·         Industrialização tardia ou periférica.

 

 

 

 

 

INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA – A FASE INICIAL A maioria dos países do mundo não é industrializada. A economia desses países é baseada em atividades primárias, como a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo mineral. Já os países industrializados podem ser agrupados em três categorias: a) Países de industrialização clássica à lideraram a Revolução Industrial e se industrializaram a partir do século XVIII ou XIX, tendo a Inglaterra sido a pioneira. Passaram, ao longo da história, pelos diferentes processos de produção de uma mercadoria: artesanato, manufatura e indústria. Hoje são países de elevado desenvolvimento econômico, como os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão. b) Países de industrialização tardia à sofreram um grande atraso em relação aos países de industrialização clássica e tiveram forte dependência de capitais e tecnologias importados (até hoje). A indústria cresceu com base na substituição de importações, isto é, os bens que antes eram importados passaram a ser produzidos internamente. O Brasil e os se encontra nessa categoria de países. c) Países de industrialização planificada à são aqueles que se industrializaram sob a planificação econômica do Estado, ou seja, que atravessaram, no século XX, a experiência socialista. Nesses países, durante décadas, houve um maior desempenho da indústria de base (metalurgia, siderurgia, petroquímica, material de transporte etc), já que era o ramo da indústria mais valorizado pelas políticas estatais. É o caso, por exemplo, da Rússia, que se industrializou durante a fase socialista.

OS FATORES DO ATRASO INDUSTRIAL NO BRASIL O Brasil teve, em relação à Inglaterra, um atraso de pelo menos um século para o surgimento das primeiras indústrias. Isso só teve início na virada do século XIX para o século XX, quando fábricas têxteis foram instaladas nas principais cidades brasileiras, sobretudo no Rio de Janeiro e São Paulo. Contribuíram para o atraso da industrialização os seguintes fatores:

 a) O Alvará de 1785, expedido por D. Maria I, rainha de Portugal, que proibia a instalação de manufaturas e fábricas no Brasil.

b) O mercado consumidor interno muito restrito, já que a sociedade brasileira era composta majoritariamente de pessoas muito pobres, escravos (até 1888) e trabalhadores livres sem renda.

c) A concorrência dos produtos importados, notadamente ingleses, o que era facilitado pela ausência de uma política protecionista.

d) A opção pelo modelo agroexportador por parte das elites nacionais, as quais tinham uma influência muito grande sobre a política durante o Segundo Reinado e a República Velha.

 

AS FASES DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA Levando em conta o contexto histórico, as características das políticas econômicas e o progresso tecnológico, podemos dividir a evolução da industrialização brasileira em quatro grandes fases:

 Ø 1ª fase à do surgimento das primeiras fábricas até 1930 (origens da indústria)

 Ø 2ª fase à de 1930 a 1955 (arrancada industrial)

Ø 3ª fase à de 1956 a 1989 (a internacionalização da economia)

Ø 4ª fase à a partir de 1990 (a fase neoliberal) A ECONOMIA CAFEEIRA E AS ORIGENS DA INDÚSTRIA EM SÃO PAULO

EXRCICIOS:

1) Quanto à dinâmica da Revolução Industrial, julgue os itens a seguir.

 0. (V ) O capital acumulado com a exploração das colônias americanas foi fundamental para que a Inglaterra promovesse a primeira Revolução Industrial.

1. ( V) A Revolução Industrial foi também uma evolução energética. A descoberta de novas fontes de energia impulsionou e revolucionou a produção fabril.

2. (F ) Com o advento da terceira Revolução Industrial, a exploração da mão de obra chega ao fim. O desenvolvimento tecnológico atual exige trabalhadores qualificados e bem remunerados.

3. (F ) A terceira Revolução representa o momento de eliminação das barreiras tecnológicas entre os países. Eles se tornam equânimes, independentes do seu posicionamento geográfico.

4. (F ) O Brasil, em função do seu posicionamento na divisão internacional do trabalho, participou ativamente da dinâmica das três revoluções.

 2) O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:

(A) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.

(B) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.

(C) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.

(D) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.

 (E) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação


Nenhum comentário:

Postar um comentário