quarta-feira, 27 de outubro de 2021

 ESCOLA ANTONIO AURELIO - 6º anos Geografia - 08/11/21.

Técnicas agrícolas e a Agricultura no Brasil.

A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI. Evoluiu de extensas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, e chegando na alta produtividade de soja.

Agricultura no Brasil atual

Atualmente, a agricultura no Brasil é marcada pelo processo de mecanização e expansão das atividades em direção à região Norte.

Evolução da agricultura e suas técnicas

A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura. O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços. Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

A revolução agrícola

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial. O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral. O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas. 

ATIVIDADE:  ESCREVA E RESPONDA NO SEU CADERNO OS EXERCICOS DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.

1) Nas encostas montanhosas, onde a erosão é mais intensa, devem-se cultivar (de preferência em cima de terraços) produtos permanentes, como a arboricultura; os vales e as planícies ficam reservados para as culturas temporárias."

A principal ideia contida no texto é o fato de que:

a) As técnicas agrícolas variam de acordo com os tipos de cultivo.

b) As culturas, para defesa dos solos, devem-se distribuir de acordo com o relevo.

c) As técnicas agrícolas estão na dependência dos tipos de relevo.

d) O relevo não pode interferir na escolha dos cultivos.

e) A erosão é mais intensa nas áreas montanhosas do que nas planas.

2) Sobre a tecnologia da seleção dirigida, assinale a alternativa correta:

a) consiste na produção de laboratórios em que as diversas espécies de plantas são cruzadas para gerarem descendentes com características novas e específicas.

b) são técnicas recentes para a seleção dos tipos de plantas e leguminosas que devem ser usadas para plantio e alimentação.

c) é caracteriza pela inviabilidade financeira de sua prática, uma vez que o seu custo/benefício é elevado.

d) é o mesmo que engenharia genética.

e) é um campo da agricultura utilizado para a seleção de terras e os tipos de plantas mais adequadas a elas.


Escola Antônio Aurélio. 6º anos geografia - 09/11/21.

ATIVIDADE: ESCREVA E RESPONDA NO SEU CADERNO OS EXERCICOS DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.

1) Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?

a) Soja

b) Cana-de-açúcar

c) Café

d) Tabaco

2) A agricultura familiar no Brasil concentra-se:

a) Na região Sudeste, próxima aos grandes centros industriais do país.

b) Na região Sul, com poucas terras agricultáveis à disposição.

c) Na região Norte, junto aos domínios naturais da Amazônia.

d) Na região Centro-Oeste, contendo a frente de expansão do agronegócio.

e) Na região Nordeste, notadamente na Zona da Mata.

3) Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo:

I. A mecanização agrícola e a liberação de mão de obra na agricultura foram importantes fatores de migração da população do campo para as cidades.

II. A concentração fundiária, que se observa, entre outros estados, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, é fator de expropriação de camponeses que passam a buscar áreas da fronteira agrícola da Amazônia ou se direcionam aos centros urbanos.

III. Os boias-frias são trabalhadores sazonais característicos da implantação de relações capitalistas modernas no campo.

IV. O avanço da pecuária extensiva na Amazônia e a ocupação das áreas de Cerrado visando à cultura de grãos resultaram na redução da taxa de urbanização dos Estados do Mato Grosso e de Rondônia.

Assinale a alternativa cujas as afirmativas estão corretas.

a) I, III e IV.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, II e III.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 Atividade: 27/10/21.

1) O Oriente Médio é uma região geográfica localizada entre os continentes europeu, africano e asiático. Ele é formado historicamente por um conjunto de 18 países e territórios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país do Oriente Médio:

a) Israel

b) Iraque

c) Ucrânia

d) Líbano

e) Turquia

2) Qual das alternativas abaixo descreve uma característica natural do Oriente Médio?

a) Ocorrência de tipos climáticos que variam do árido ao semiárido.

b) Predomínio de formas de relevo de planície em todos os países.

c) Registro de rios perenes com grande disponibilidade hídrica.

d) Distribuição constante de chuvas ao longo das estações do ano.

e) Presença de pequenas reservas de recursos minerais e energéticos.

3)  A demografia dos países do Oriente Médio é bastante heterogênea e, por vezes, possui indicadores de concentração populacional elevados. Nesse contexto, quais são os dois países mais populosos do Oriente Médio?

a) Iêmen e Turquia

b) Turquia e Irã

c) Afeganistão e Omã

d) Síria e Omã

e) Afeganistão e Irã

4)A infraestrutura do Oriente Médio vem evoluindo ao longo dos últimos anos, em especial, devido ao aumento da importância econômica dessa região, com destaque para a exportação de combustíveis fósseis. Nesse contexto, o equipamento de infraestrutural local que realiza a travessia marítima entre Ásia e Europa e possui grande importância política e econômica é o

a) Gasoduto da Rússia.

b) Canal do Panamá.

c) Oleoduto do mar Aral.

d) Canal de Suez.

e) Porto de Roterdã.

 Escola Antônio Aurélio - 9º ano - 27/10/21- Percurso 25 do seu livro de Geografia.

Geografia - Oriente médio aspectos físicos e humanos gerais

O Oriente Médio possui um clima predominante seco, desértico. A região possui rios expressivos, como o Nilo e o Jordão. Os maiores e mais importantes são os rios Tigre e Eufrates, que têm entre eles a Mesopotâmia, lugar de agricultura forte, além de ser o berço da civilização mesopotâmica.

Quais são as principais características do Oriente Médio?

O Oriente Médio é uma porção territorial do continente asiático. Nessa região a superfície terrestre (relevo) é constituída principalmente por planaltos, como o Planalto de Anatólia e o Planalto da Arábia. ... Esses não são as únicas unidades de relevo, inclui ainda as planícies, que compreende a planície da Mesopotâmia.

Características Gerais

O Oriente Médio é uma região do planeta localizada predominantemente no continente asiático – e por isso também denominada por Ásia Ocidental. Sua área também ocupa outros dois continentes: uma pequena porção do sudoeste da Europa e do norte da África. Os países que fazem parte do Oriente Médio são: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Sua população total está estimada em cerca de 260 milhões de habitantes.

Aspectos Físicos

O relevo costuma apresentar baixas altitudes em praticamente todo o seu território, excetuando-se a região Norte, mais especificadamente a Turquia, que apresenta algumas regiões montanhosas. É composto por muitos planaltos, com destaque para o planalto de Anatólia na Turquia e algumas planícies, com destaque para a planície da Mesopotâmia.

A sua extensão é quase toda delimitada por mares: O Mar Negro e o Mar Cáspio ao norte, os Mares Vermelho e Mediterrâneo a oeste e o Mar Atlântico ao sul. Apenas a leste é que sua área é delimitada por terra: pela Ásia do Sul e do Sudeste e pela China, mais ao oriente.

Os dois rios mais importantes da região são os Rios Tigres e Eufrates, ambos quase inteiramente localizados no território pertencente ao Iraque e que desaguam no Golfo Pérsico.

Clima - Seu território é atravessado pelo Trópico de Câncer e, por isso, apresenta duas grandes faixas climáticas, uma é a Zona Temperada Norte, que ocupa a maior parte de sua área, e a Zona Intertropical, localizada na porção sul. Os principais climas da região são o árido e o semiárido.

Vegetação - Em razão dos dois grandes tipos climáticos predominantes, o Oriente Médio exibe dois tipos predominantes de vegetação: as espécies xerófilas, localizadas nas regiões de clima árido, e as estepes e pradarias, localizadas nas regiões de clima semiárido.

Economia - A economia do Oriente Médio está quase toda voltada para a produção e exportação de Petróleo, por conta desse combustível fóssil estar predominantemente localizado nessa região. Estima-se que mais de 60% do petróleo produzido no mundo seja do Oriente Médio. Por conta de tal abundância e também pelo fato de o petróleo ser a principal matéria-prima e fonte energética do mundo, vários conflitos políticos ocorreram e ainda ocorrem tendo esse elemento como plano de fundo.

Além da exportação de petróleo, também existe uma pequena produção agropecuária, que não consegue se expandir por conta dos baixos investimentos e pelos tipos de clima predominantes. A industrialização na região é muito tímida e não representa grande impacto na economia local. A atividade econômica mais rentável para a região, depois do petróleo, é o turismo, concentrado nas cidades de Jerusalém, Nazaré e Tel Aviv.

Religião - A religião predominante é o islã, religião aderida por cerca de 90% da população total. Registra-se que ela tenha sido originada em tribos da península arábica e caracterizada por ser monoteísta, em que o único Deus é Alá, e pelo seu caráter messiânico, ou seja, a crença em um Messias (salvador), o profeta Maomé. O Islã compreende hoje em mais de 1 bilhão de pessoas em todo mundo e, desse total, 230 milhões são do Oriente Médio. Além dos muçulmanos, existem ainda cerca de 6 milhões de Judeus, quase todos concentrados em Israel, e mais de 13 milhões de cristãos.

Geopolítica - O Oriente médio é caracterizado pela ocorrência de muitos conflitos geopolíticos ao longo de sua história. É, de longe, o local com maior tensão no mundo. Em tempos históricos, muitos povos invadiram essa região, como os Persas, o Império Árabe e os Turcos Otomanos. Sua localização na divisa de três continentes, a posição geográfica de suas nações, conflitos religiosos e, principalmente, o petróleo estão na base desses conflitos. O principal conflito do Oriente médio é entre Israel e Palestina, trata-se de uma guerra entre Árabes e Judeus em busca da formação de seus respectivos territórios e pela ocupação da cidade considerada sagrada para ambas as nações: Jerusalém. Outra questão é a dos curdos, um povo atualmente formado por cerca de 30 milhões de habitantes dispersos por todo o Oriente Médio, mais conhecidos por ser a maior nação sem pátria do mundo. Reivindicam junto a ONU o seu território e, por isso, são muito perseguidos. Além disso, muitas das nações dessa região, ao longo da história, guerrearam em busca de expansão de seus territórios. A intensificação dessas batalhas se deu após o processo de ocupação realizado pelas grandes potências europeias, que dividiram esse espaço em territórios diversos conforme suas vontades e necessidades.


domingo, 24 de outubro de 2021

 Escola Antônio Aurélio - 8º anos - 27/10/21.

Atividade: escreva no seu caderno de caneta, responda e poste no meu privado.

1) Desde a sua fundação, o Conselho de Segurança da ONU é composto de cinco países-membros permanentes

a)Coreia do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia.

b)China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

c)China, Estados Unidos, Itália, Portugal e Rússia.

d) Colômbia, Estados Unidos, Israel, México e Reino Unido.

2) ). Relacione as colunas, identificando os objetivos das instituições financeiras e comerciais da economia global.

a) FMI (Fundo Monetário Internacional)

b) Banco Mundial

c) Organização Mundial do Comércio (OMC)

d) Organização Internacional do trabalho (OIT)

( ) Promover a estabilidade dos sistemas monetários; promover acordos monetários; facilitar o comércio internacional.

( ) Regulamentar, fiscalizar, estudar e avaliar as relações de trabalho existentes em todo o mundo.

( ) Conceder empréstimos para o desenvolvimento dos países mais pobres.

( ) Estabelecer as condições para o livre comércio mundial, impondo sanções aos países que praticam protecionismo.

3) O principal objetivo do Conselho de Segurança é solucionar, de forma pacífica, os conflitos que

ocorrem no mundo, usando como instrumentos de ação

(a) A mediação e o dessentimento.

(b) O dissentimento, o atenuador e a intervenção.

(c) A população e a carência social.

(d) A negociação, a mediação e as decisões judiciais.


 Escola Antônio Aurélio - 8º anos - 25/10/21.

Organizações mundiais.

Organizações internacionais, são aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE.

Uma organização internacional, ou organismo internacional, é uma organização com membros, adesão ou presença internacional. Existem dois tipos principais: Organização internacional não governamental: Organizações não governamentais que operam internacionalmente.

Principais Organizações internacionais

As organizações internacionais são órgãos multilaterais responsáveis pela integração, inter-relação e acordos envolvendo diversos países.

 A Organização das Nações Unidas, é uma das mais importantes organizações internacionais.

As organizações internacionais da atualidade tiveram o seu surgimento, em sua maioria, na segunda metade do século XX. No entanto, foi com a globalização e o fim da Guerra Fria que elas se consolidaram como importantes atores no cenário internacional, passando por um relativo período de fortalecimento. Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global, essas organizações tornaram-se atores importantes no cenário mundial, com a missão de estabelecer um ordenamento das relações intranacionais de poder e influência política. Atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções.

Existem incontáveis organizações internacionais, isto é, aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE. A seguir, vamos compreender um pouco melhor o significado e a importância de cada uma dessas siglas.

ONU – A Organização das Nações Unidas é considerada o mais importante organismo internacional atualmente existente, importante por reunir praticamente todas as nações do mundo. Ela surgiu ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em substituição à antiga Liga das Nações e objetiva promover a paz e a segurança mundial.

OMC – A Organização Mundial do Comércio é o organismo internacional responsável por legislar e acompanhar as transações econômicas e comerciais Otan – A Organização do Tratado do Atlântico Norte é um tratado ou pacto militar, que inicialmente congregava os principais países capitalistas e objetivava combater o socialismo, que também tinha o seu pacto militar, o Pacto de Varsóvia. Porém, desde o final da Guerra Fria, os objetivos dessa organização se alteraram, tornando-se como um instrumento militar das grandes potências a fim de intervir em conflitos armados em qualquer parte do mundo para assegurar direitos internacionais ou combater possíveis “ameaças” ao atual sistema internacional realizadas entre diferentes países.

FMI – O Fundo Monetário Internacional é uma organização financeira responsável por garantir a estabilidade econômica internacional. Ele é composto por 187 países e foi criado em 1944 na Conferência de Bretton Woods. Seu funcionamento, basicamente, ocorre através do gerenciamento e concessão de empréstimo para aqueles países que o solicitam.

Banco Mundial – foi criado em 1945 na Conferência de Bretton Woods juntamente ao FMI. Trata-se de uma organização financeira vinculada à ONU, mas que possui a sua própria autonomia. Seu objetivo inicial era conceder empréstimos direcionados aos países europeus que haviam sido devastados pela Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, seus objetivos mudaram e seu intuito passou a ser o de conceder empréstimos a países da Ásia, África e Américas.

OIT - A Organização Internacional do Trabalho é uma instituição responsável por regulamentar, fiscalizar, estudar e avaliar as relações de trabalho existentes em todo o mundo. É considerada uma organização “tripartite”, ou seja, formada por três tipos diferentes de forças: os governos de 182 países, além de representantes de empresas empregadoras e de representações trabalhistas ou sindicais.

OCDE – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico é uma instituição atualmente composta por 34 países. Seu objetivo é fomentar e incentivar ações de desenvolvimento econômico de seus países-membros, além de medidas que visem à ampliação de metas para o equilíbrio econômico mundial e melhorem as condições de vida e os índices de renda e emprego. O Brasil não é um membro dessa organização.

Elabore 10 questões sendo perguntas e respostas, escreva no seu caderno de caneta e poste no meu privado.


 

Escola Antônio Aurélio - 6º anos - 26/10/21.

Agricultura - Muitos avanços no estudo e na criação de novas técnicas e tecnologias aplicadas à agricultura permitiram um aumento na produtividade agrícola. As principais foram:

Tratores, plantadeiras e colheitadeiras substituíram a tração animal e máquinas a vapor. A mecanização do campo possibilitou o uso de máquinas em quase todas as fases do cultivo.

A utilização de produtos químicos para o controle de pragas, especialmente nos países desenvolvidos. Essas pragas podem variar de insetos a animais, como coelhos e camundongos, bem como ervas daninhas e organismos como bactérias, vírus e fungos causadores de doenças. Com o uso de produtos químicos, perdas de colheitas e os preços dos produtos caíram drasticamente.

Fertilização e reposição de nutrientes no solo. Os cientistas descobriram que os elementos essenciais para o crescimento das plantas são nitrogênio, fósforo e potássio. Atualmente, uma grande parte dos agricultores utiliza fertilizantes químicos com nitratos e fosfatos para aumentar expressivamente a produtividade das culturas.

A irrigação como forma de controle do nível de umidade nas lavouras. Com as técnicas de irrigação, os agricultores puderam controlar fatores até então determinantes para a produção agrícola, como a frequência e a quantidade de chuvas. As diversas modalidades de irrigação permitem – para quem tem acesso a elas – que um grande período de estiagem não represente mais a perda de uma cultura, como ocorria no passado.

Modificação genética de sementes e plantas. A biotecnologia aplicada à agricultura permite reorganizar genes e adicionar novos com a finalidade de garantir a resistência a doenças e pragas e aumentar a produtividade das culturas. Trata-se dos organismos geneticamente modificados - OGM ou transgênicos -, que são muito utilizados na agricultura comercial e comuns nos países desenvolvidos.

Atividade: escreva os exercícios no seu caderno de caneta,  responda e poste no privado. 

1) A PAC (Política Agrícola Comum) foi um conjunto de medidas adotado para ampliar o mercado agrícola e privilegiar a produção interna em detrimento das exportações, tornando-se uma das políticas protecionistas mais conhecidas na economia agrícola. Essa postura foi adotada:

a) nos Estados Unidos.

b) nos países do Mercosul.

c) nos países da União Europeia.

d) nos países do NAFTA.

e) no Japão e na China.

2) O crescimento da economia brasileira desenvolveu-se sob o signo dos grandes ______ e da concentração de renda. A _______ da agricultura e a concentração ______ produziram o ________ acelerado, que se manifesta na formação das _______ urbanas. No campo, os novos padrões de ______ impostos pelos complexos ______ continuam a provocar a ruína dos pequenos produtores, configurando um quadro de verdadeira tragédia social.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

a) agroindustriais – produtividade – das periferias – consumo – favelas – monopólios – rurais.

b) agronegócios – produtividade – de renda – consumo – massas – investimentos – industriais.

c) monopólios – crise – de terras – crescimento – franjas – consumo – urbanos.

d) monopólios – modernização – fundiária – êxodo rural – periferias– produtividade – agroindustriais.

e) capitalistas – proletarização – fundiária – enriquecimento –favelas – modernização – agroindustriais.


 Escola Antonio Aurelio - 6º anos - 25/10/21.

Agricultura

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, bebidas, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética (paisagismo).Quem trabalha na agricultura é agricultor.

O que é agricultura? O termo agricultura quer dizer “arte de cultivar”. É o conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos dela. Os produtos da agricultura são primariamente os alimentos, contudo, com os avanços nas técnicas e na tecnologia, a agricultura tem servido cada vez mais ao fornecimento de gêneros para a produção de fibras, energia, matéria-prima para roupas, combustível, construção, medicamentos, ferramentas, ornamentação e inúmeras outras finalidades. Esses produtos, bem como os métodos agrícolas utilizados, podem variar de uma parte do mundo para outra.

Origem - A agricultura marcou o início do sedentarismo humano e está essencialmente ligada ao surgimento dos primeiros aglomerados humanos e às primeiras civilizações. Antes da universalização da agricultura, as pessoas passavam a maior parte de suas vidas em tarefas que envolviam a caça e coleta de frutos e plantas para a alimentação.

Cerca de 11.500 anos atrás, os seres humanos, gradualmente, aprenderam a cultivar cereais e tubérculos e, assim, puderam fixar-se em um único lugar e estabelecer uma vida baseada na agricultura. No mesmo período, também se iniciou a pecuária, com a gradual domesticação e criação de animais, que até então eram selvagens. As primeiras civilizações baseadas na agricultura intensiva surgiram nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia (atual Iraque e Irã), e ao longo do rio Nilo, no Egito.

A agricultura permitiu que a humanidade pudesse produzir excedentes de alimentos, o que possibilitou a troca de mercadorias por outros gêneros que não eram por eles produzidos. Os excedentes também funcionavam como fonte de segurança alimentar em casos em que o cultivo fosse prejudicado por fatores naturais, como seca prolongada, geada ou excesso de chuvas. Além disso, os excedentes de alimentos possibilitaram às pessoas tempo para dedicar-se a tarefas não relacionadas à agricultura ou à obtenção de alimentos. A partir daí o ser humano começou a desenvolver técnicas para tornar sua vida mais fácil e confortável, como a construção de casas e objetos que pudessem facilitar sua vida e trabalho.

Mapa Mental: Agricultura



Elabore 5 questões - perguntas e respostas - escreva no seu caderno de caneta e poste no privado.