domingo, 24 de outubro de 2021

 

Escola Antônio Aurélio - 6º anos - 26/10/21.

Agricultura - Muitos avanços no estudo e na criação de novas técnicas e tecnologias aplicadas à agricultura permitiram um aumento na produtividade agrícola. As principais foram:

Tratores, plantadeiras e colheitadeiras substituíram a tração animal e máquinas a vapor. A mecanização do campo possibilitou o uso de máquinas em quase todas as fases do cultivo.

A utilização de produtos químicos para o controle de pragas, especialmente nos países desenvolvidos. Essas pragas podem variar de insetos a animais, como coelhos e camundongos, bem como ervas daninhas e organismos como bactérias, vírus e fungos causadores de doenças. Com o uso de produtos químicos, perdas de colheitas e os preços dos produtos caíram drasticamente.

Fertilização e reposição de nutrientes no solo. Os cientistas descobriram que os elementos essenciais para o crescimento das plantas são nitrogênio, fósforo e potássio. Atualmente, uma grande parte dos agricultores utiliza fertilizantes químicos com nitratos e fosfatos para aumentar expressivamente a produtividade das culturas.

A irrigação como forma de controle do nível de umidade nas lavouras. Com as técnicas de irrigação, os agricultores puderam controlar fatores até então determinantes para a produção agrícola, como a frequência e a quantidade de chuvas. As diversas modalidades de irrigação permitem – para quem tem acesso a elas – que um grande período de estiagem não represente mais a perda de uma cultura, como ocorria no passado.

Modificação genética de sementes e plantas. A biotecnologia aplicada à agricultura permite reorganizar genes e adicionar novos com a finalidade de garantir a resistência a doenças e pragas e aumentar a produtividade das culturas. Trata-se dos organismos geneticamente modificados - OGM ou transgênicos -, que são muito utilizados na agricultura comercial e comuns nos países desenvolvidos.

Atividade: escreva os exercícios no seu caderno de caneta,  responda e poste no privado. 

1) A PAC (Política Agrícola Comum) foi um conjunto de medidas adotado para ampliar o mercado agrícola e privilegiar a produção interna em detrimento das exportações, tornando-se uma das políticas protecionistas mais conhecidas na economia agrícola. Essa postura foi adotada:

a) nos Estados Unidos.

b) nos países do Mercosul.

c) nos países da União Europeia.

d) nos países do NAFTA.

e) no Japão e na China.

2) O crescimento da economia brasileira desenvolveu-se sob o signo dos grandes ______ e da concentração de renda. A _______ da agricultura e a concentração ______ produziram o ________ acelerado, que se manifesta na formação das _______ urbanas. No campo, os novos padrões de ______ impostos pelos complexos ______ continuam a provocar a ruína dos pequenos produtores, configurando um quadro de verdadeira tragédia social.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

a) agroindustriais – produtividade – das periferias – consumo – favelas – monopólios – rurais.

b) agronegócios – produtividade – de renda – consumo – massas – investimentos – industriais.

c) monopólios – crise – de terras – crescimento – franjas – consumo – urbanos.

d) monopólios – modernização – fundiária – êxodo rural – periferias– produtividade – agroindustriais.

e) capitalistas – proletarização – fundiária – enriquecimento –favelas – modernização – agroindustriais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário