terça-feira, 23 de novembro de 2021

 ESCOLA ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA 8º ANO - 06 e 13/12/21

África - geografia física - Espaço natural.

 O continente africano é cercado pelos oceanos Atlântico (oeste) e Índico (leste), além dos mares Mediterrâneo (norte) e Vermelho (nordeste). Seu litoral, com mais de 27 mil km de extensão, é bastante regular, com poucos recortes e ilhas, sendo raras as baías, golfos ou penínsulas, o que torna difícil seu aproveitamento para instalações portuárias.

África é um grande continente com pouco mais de 30,3 milhões de quilômetros quadrados; é o terceiro mais extenso (atrás da Ásia e da América) com 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países de fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo, Madeira, pertencente a Portugal, Ilha de Ascensão, pertencente ao Reino Unido, entre outras.

Cortam a África, três dos grandes paralelos terrestres: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, além do Meridiano de Greenwich. Cerca de 80% de seu território fica na zona intertropical, sendo que a maior parte de suas terras localiza-se no hemisfério oriental (leste) e só uma pequena parte delas no hemisfério ocidental (norte). O continente possui cinco diferentes fusos horários.

A África está separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. No entanto, a África ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com a Ásia a Placa Euro-asiática. Sua base geológica é formada por grandes e antigas placas tectônicas, fraturadas em algumas regiões; areas bastante desgastadas pela erosão.

Pontos extremos - do seu ponto mais a norte, Cabo Branco, até ao ponto mais a sul, o cabo das Agulhas, na África do Sul, vai uma distância de aproximadamente 8.000 km. Do ponto mais oeste, o Cabo Verde, até ao ponto mais a leste, vai uma distância de cerca de 7.500 km.

Dentre os acidentes geográficos litorâneos, merecem destaque o Golfo da Guiné, no Atlântico Sul; e o Estreito de Gibraltar, entre o Oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, junto da península Ibérica, na Europa. Há ainda no leste do continente, a Península da Somália, chamada também de Chifre da África, o Golfo de Áden, formado por águas do oceano Índico e limitado pela península Arábica, que pertence à Ásia e a Ilha de Madagascar que delimita importante via de tráfego marítimo, o canal de Moçambique.

ATIVIDADE: 

1) A África é dividida em duas grandes regiões: a África do Norte e a África Subsaariana. Uma característica sociocultural da África do Norte é a:

a) pequena diversidade cultural dos grupos nativos locais.

b) concentração de falantes de idiomas de origem latina.

c) colonização da região realizada por países asiáticos.

d) grande igualdade social entre os habitantes da região.

e) predominância de populações praticantes do islamism.

2)A África Subsaariana corresponde à maior parte dos países africanos, situados na porção centro-sul do continente, em uma região marcada pela pobreza e pela desigualdade social. Em termos econômicos, a África Subsaariana apresenta uma economia baseada na:

a) exportação de bens manufaturados produzidos localmente.

b) concentração de grandes sistemas de agricultura intensiva.

c) extração vegetal de florestas para a fabricação de celulose.

d) produção de gêneros primários voltados para a exportação.

e) exploração de combustíveis fósseis de alto valor agregado.QUESTÃO 3

3) O deserto do _____________ é considerado o maior deserto quente do mundo. Está localizado na África do Norte, sendo um elemento característico dessa região africana. Qual deserto completa corretamente a lacuna acima?

a) Saara.

b) Kilimanjaro.

c) Atacama.

d) Kalahari.

e) Congo.

4)Em termos vegetacionais, a África apresenta uma grande diversidade de vegetação, em razão da sua extensa área latitudinal. Nas faixas de clima tropical do continente, predomina-se um tipo vegetacional muito próximo do Cerrado, presente no Brasil, muito adaptado aos períodos de estiagem. Qual o nome dessa vegetação?

a) Taiga.

b) Tundra.

c) Estepe.

d) Savana.

e) Caatinga.

5) O país mais novo do mundo está localizado na África! Em 2011, o _______________ tornou-se oficialmente um país independente, por meio de referendo. Porém, tal processo não impediu o acontecimento de distúrbios políticos e militares no país.

Qual o nome do país africano “mais novo do mundo”?

a) África do Sul.

b) Marrocos.

c) Sudão do Sul.

d) Somália.

e) Timor-Leste.


 


 ESCOLA ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA 9º ANO - 08/12/21

Características da Região Ártica

O Ártico é uma região localizada no extremo norte do planeta e juntamente ao Oceano Ártico e ao Polo Norte (grande massa de gelo) constituem o Círculo Polar Ártico. Para alguns estudiosos, o Ártico é considerado um continente que abrange um território de aproximadamente 20 milhões Km2.

Características da Região Ártica

A região ártica, uma das mais frias do planeta, abrange alguns países como o Alasca (EUA), Canadá, Groenlândia, Dinamarca, Islândia, Sibéria, Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia. Grande parte da região (cerca de 60%) é formada pelo Oceano Ártico (ou Mar Ártico) que permanece congelado quase o ano todo sendo formado por icebergs e banquisas (grandes blocos de gelo), e o restante (cerca de 40%) são as ilhas do ártico cuja maior delas é a Groenlândia. O Ártico (ou Polo Norte) é o local que marca as temperaturas mais baixas do planeta podendo atingir até -60° C. No verão as temperaturas médias são de 10° C, sendo que a temperatura média anual da região é de aproximadamente -2ºC. Com esse clima rigoroso, a fauna e flora da região do ártico é muito restrita, com algumas espécies de A vegetação do ártico é formada por taigas (floresta boreal) e tundras (pequenas vegetações, formadas por líquens, musgos, gramíneas e arbustos), típicas de climas frios. Muitos animais sobrevivem às essas temperaturas desde peixes, baleias, focas, ursos, lebres, renas, raposas, dentre outros.plantas e animais.

Esquimós - Os esquimós designam o grupo de habitantes da região ártica como Alasca, Sibéria e Groenlândia. São povos indígenas que possuem uma cultura própria e bem distinta desde linguagem, alimentação, vestimentas, relações e estruturas sociais, dentre outras.

Questões Ambientais - Alguns projetos da atualidade visam a salvação dessa parte tão importante do planeta, rica em petróleo e gás natural, do qual todos nós dependemos e que todavia, está sofrendo com a pesca predatória e a exploração de muitas empresas, sobretudo, de petróleo. Sem espanto, essa exploração gera consequências desastrosas e, ademais, com aquecimento global e muitos outros problemas ambientais decorrentes da ação humana, o gelo das calotas polares, existentes na região ártica, derretem cada vez mais.Pesquisas apontam que nos últimos 30 anos, 3/4 das calotas polares foi derretida, número assustador que demostra o desequilíbrio ambiental que assola a região. O maior degelo constatado no oceano ártico, ocorreu em setembro de 2007.

Curiosidade - A temperatura mais baixa registrada na região ártica foi de aproximadamente -68 °C, na Rússia. Da região ártica é possível presenciar o fenômeno da aurora boreal causado pelo impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta terra, que resulta num dos mais belos fenômenos da natureza repleto de luzes.

ATIVIDADE:

1) Quais são as características do clima polar ?

2) Qual é o tipo de vegetação que aparece nas regiões polares ? Explique.

3) Como é a ocupação das áreas polares sobre os aspectos humanos?

4) Onde se localiza o clima polar ? Explique.


ESCOLA ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA 9º ANO - 15/12/21

Quem são os povos do Ártico?

Os esquimós são os povos indígenas que habitam tradicionalmente regiões em torno do Círculo Polar Ártico (povos circumpolares), no extremo norte da Terra, como a Sibéria oriental (Rússia), o norte do Alasca, do Canadá e a Groenlândia.

A composição étnica da população do Ártico é bastante variada, formada especialmente pelos inuítes, povos que se estabelecem entre o Estreito de Bering e a Groenlândia, esse grupo autóctone é composto por aproximadamente 120 mil pessoas. Os inuítes do passado viviam de forma nômade, ou seja, sem residência fixa, dispersos em grupos pequenos que obtinham sua subsistência a partir da caça e da pesca.

Lapões é outro importante grupo étnico da região do Ártico, estão situados geograficamente ao norte da Escandinávia e da Finlândia. Esse grupo é constituído por cerca de 60 mil pessoas que se ramificam em distintos grupos que estão sobre o território da Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia. Nos períodos mais remotos, esse povo vivia basicamente da caça, pesca e criação de animais de forma nômade.

Samoiedos é mais uma etnia que compõe a população do Ártico, vivem ao longo da extensa planície siberiana.

Os grupos étnicos citados possuem características culturais totalmente distintas. Apesar disso, praticamente todas elas já não desenvolvem seus respectivos costumes, tradições e culturas, uma vez que estão vivendo de forma sedentária, trabalhando no comércio e na indústria e morando em povoados.

ATIVIDADE: SOBRE CLIMA POLAR.

1) As atividades econômicas no gélido clima polar estão, em grande parte, voltadas para a exploração de minérios como o petróleo, o cobre e o ferro. Essa atividade econômica está concentrada na(s) seguinte(s) região(ões)

a) Tibet.

b) Austrália.

c) Alasca e Canadá.

d) Europa Central.

e) Antártida.

2) A respeito da localização do clima polar, estão corretas as afirmativas, exceto:

A) As regiões polares do norte do planeta incluem as geleiras do Ártico, a Groenlândia, uma boa parte do norte do Canadá e Alasca, bem como o norte da Sibéria (na Rússia).

b) é encontrado ao norte, na região do Círculo Polar Ártico.

c) É possível encontrar o clima polar nas regiões centrais da Ásia e Europa, onde as temperaturas raramente sobem acima de zero.

d) Ao sul, é encontrado no Círculo Polar Antártico.

e) No Hemisfério Sul, o clima polar é encontrado no vasto continente montanhoso da Antártica.

3) Em virtude das baixíssimas temperaturas e das placas de gelo que recobrem o solo, a vegetação no clima polar é rara ou inexistente. Entretanto, nas regiões costeiras, nas latitudes mais baixas, ocorre um tipo de vegetação resistente ao frio e que surge quando, nos breves meses de verão, há o derretimento do gelo. A que tipo de vegetação o fragmento acima se refere?

a) Floresta de coníferas.

b) Pradarias.

c) Tundra.

d) Savana.

e) Estepes.


 

Escola Antônio Aurélio - aula de geografia 9º ano - 01/12/21.

ÁRTICO - POLO NORTE DA TERRA.

O Ártico (AO 1945: Árctico), ou Região Ártica (AO 1945: Região Árctica), é geralmente definido como a região do Hemisfério Norte circunscrita pela linha. O Ártico, ou Região Ártica, é geralmente definido como a região do Hemisfério Norte circunscrita pela linha onde a temperatura média do mês mais quente é inferior a 10 . A linha isotérmica delimitando esta região coincide aproximadamente com a linha das árvores ártica. O Ártico se encontra no Círculo Polar Ártico, conhecido também de Pólo Norte, uma das áreas mais frias do planeta. ... A vegetação que ocorre nessa porção do planeta é a tundra, constituída basicamente por musgos e liquens e em determinados lugares ocasionalmente surge vegetação herbácea de pequeno porte.

As regiões mais desabitadas do planeta estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, tratam-se de áreas de clima extremamente frio. Diante dessa afirmação, o tema em questão é o Ártico, que abrange um território de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é formada pelas águas do Oceano Glacial Ártico, nesse caso 65%. Os outros 35% são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, a maior delas é a Groenlândia. A região do Ártico está localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. O Ártico está situado no polo Norte, apresenta temperaturas muito baixas, especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura média anual é de – 2ºC. Em razão das características climáticas que predominam nessa região, não há condições para a propagação de diversidade de vidas, por isso a restrita vegetação existente é modesta, dispersa e com duração extremamente rápida, seu ciclo desenvolve somente em dois meses durante todo o ano, julho e agosto, período marcante no hemisfério. A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa formada por musgos e liquens e, raras vezes, vegetação herbácea de pequeno porte. O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece quase o ano todo congelado não favorece as atividades de pesca e transporte. Nesse oceano são encontradas muitas banquisas, que são enormes blocos de gelo, possuem em média 10 m de espessura e 1.000 quilômetros, além de milhares de iceberg que correspondem a imensos blocos de gelo provenientes de águas Território de condições extremas, o Ártico, tema de uma reunião de seus oito países limítrofes. A Islândia, é uma região cobiçada pelos seus recursos naturais, mas também muito ameaçada pela mudança climática. – Território extremo, único no mundo – Geograficamente, a zona ártica se estende do Polo Norte ao círculo polar ártico (latitude 66°), pouco mais de 21 milhões de km2.

ATIVIDADE: ELABORE 10 QUESTÕES SOBRE O TEXTO ACIMA. ASSISTAM O LINK DO YOUTUBE. https://www.youtube.com/watch?v=_Wqg3nmjRZk

 

Escola Antônio Aurélio - aula de geografia 6º anos - 29/11/21.

Indústrias modernas

Indústrias modernas – dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e por um nível de automação maior que o das indústrias tradicionais, consequentemente há redução de mão de obra em relação às indústrias tradicionais. Exigem mão de obra com qualificação na is da indústria moderna, exemplos, estágio de desenvolvimento e países com presença de indústria moderna.

Indústria Moderna: uso de máquinas na produção.

 O que é (conceito) - Indústria moderna é aquela que surgiu na Europa (primeiramente na Inglaterra) durante a Revolução Industrial do século XVIII. É o último e mais avançado estágio do processo industrial, pois possui a capacidade de transformar matéria-prima em produtos elaborados (industrializados) com a utilização de máquinas. A indústria moderna foi um grande avanço, em termos de eficiência e rapidez, em relação aos processos produtivos que a antecederam (artesanal e manufatura).

Principais características da indústria moderna:

- Uso de máquinas que desempenham funções específicas na produção de mercadorias. As máquinas, que ficam cada vez mais avançadas e eficientes, são o elemento produtivo principal da indústria moderna. O trabalhador passa a ser o operador e ajustador destas máquinas.

- Produção em larga escala, barateando o preço final do produto produzido.

- Presença da divisão social do trabalho.

- Presença, nas indústrias, de trabalhadores especializados na operação de determinados tipos de máquinas.

- A indústria moderna busca aliar tempo de produção com qualidade.

- Diminuição de desperdícios de matéria-prima e energia.

- Na atualidade, a indústria moderna conta também com o uso de tecnologias avançadas e automação.

Exemplos de indústrias modernas na atualidade:

- Indústria automobilística

- Indústria têxtil

- Indústria eletroeletrônica

- Indústria de calçados

- Indústria de equipamentos de informática

- Indústria aeronáutica

Curiosidade: - São conhecidos como bens de capital os equipamentos e máquinas usados pelas industrias no processo produtivo. Esses são também conhecidos como bens de produção.

Placa de computador mostrando a parte interna

Placas de computadores: exemplos de produtos fabricados por indústrias modernas de alta tecnologia.

Atividade: Responda as seguintes perguntas:

a) O que é indústria moderna?

b) Cite 2 características da indústria moderna?


Escola Antônio Aurélio - aula de geografia 6º anos - 30/11/21.

Atividade:

1) O segmento industrial que tem sua produção destinada diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura, é:

a) Indústria de bens de consumo

b) Indústrias extrativas

c) Indústrias de bens de produção

d) Indústrias de equipamentos.

2)Sobre os tipos de indústrias, leia as proposições a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

a) A indústria tradicional é pouco automatizada  e emprega muita mão de obra em relação ao valor da produção.

b) A indústria pesada consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como siderurgia.

c) A indústria de base cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas.

d) A indústria de bens duráveis produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada.

e) A indústria de acabamento tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos.

3)O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria não possuem grandes aparatos tecnológicos. Marque a alternativa que corresponde ao tipo de indústria que utiliza pouca tecnologia no processo de produção.

a) Indústria moderna

b) Indústria de ponta

c) Indústria tradicional

d) Indústria de bens de consumo

e) Indústria de bens intermediários.


 Escola Antônio Aurélio - aula de geografia 8º anos - 29/11/21.

Problemas ambientais nas ilhas oceânicas.

A Oceânia passa por sérios problemas ambientais por causa da existência de toneladas de resíduos tóxicos (óleos, pesticidas e fertilizantes) nos mares da região. Estudos comprovam também que, com o aquecimento global, muitas ilhas situadas na Oceania ficarão submersas.

A Oceania é o menor continente do mundo (constituída por apenas 14 países e de certa forma todos são insulares) e junto com a América forma o chamado “Novo Mundo”, aliás é um continente que possui algumas similaridades com a América como a presença de povos nativos originários dali (índios nas Américas e aborígenes na Oceania) e a colonização europeia, sendo que na Oceania a colonização foi basicamente inglesa. Neste texto veremos alguns aspectos da Geografia da Oceania. O território continental da Oceania se resume ao território australiano, mas devido a sua extensão pequena para um continente, bem como por ser ocupado apenas por um país, a parte continental da Oceania é vista muitas vezes como se fosse uma ilha. Além da Austrália continental, a Oceania é formada por diversas ilhas sendo a maior delas a Nova Zelândia que junto com a Papua-Nova Guiné e a Austrália formam a chamada Australásia. Outras ilhas são as chamadas Melanésia, Micronésia e Polinésia.

Aspectos ambientais - Atualmente um dos grandes problemas ambientais que tem afetado a Oceania, especialmente alguns pequenos países insulares como Tuvalu, tem sido o aumento no nível das águas oceânicas, em função do degelo das calotas polares. Apesar de algumas controvérsias, o consenso da comunidade científica internacional é de que a causa principal do degelo é o aquecimento global, causado pelo agravamento do efeito estufa que tem como origem o buraco na camada de ozônio que tem sido aumentado pela poluição atmosférica. O efeito deste aumento no nível dos oceanos é que algumas ilhas da Oceania estão desaparecendo debaixo da água, forçando alguns países como Tuvalu a fazerem acordos visando transladar seus cidadãos para outros países (como a Austrália) quando o seu território submergir completamente. A Oceania é basicamente plana, sendo o território australiano formado principalmente por um planalto e algumas planícies. Por ser bastante plana, no nível do mar, o aumento das águas oceânicas tem uma maior facilidade para submergirem as terras deste continente. Este continente também é muito lembrado pela sua curiosa fauna com animais únicos no mundo como o Canguru, o Diabo da Tasmânia, o Coala, entre outros. Sua vegetação varia bastante, possuindo florestas mais ao norte, com regiões semiáridas com vegetação de arbustos e também áreas temperadas mais ao sul.

ELABORE 10 QUESTOES SENDO PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESCREVA NO SEU CADERNO DE CANETA. POSTE NO MEU PRIVADO.

  Escola Antônio Aurélio - aula de geografia 8º anos - 01/12/21.

Aspectos culturais - Por conta da predominante colonização britânica, naturalmente há uma predominância da língua inglesa na Oceania, tendo o seu direito baseado na common law britânica e a religião predominante ser o cristianismo em sua vertente protestante e anglicana. Isso não significa que não haja alguma cultura aborígine que ainda resista no continente, mesmo que bem diminuta. Apesar das longas políticas para que os nativos assimilassem desde cedo a cultura do colonizador (em alguns casos, inclusive com as crianças sendo retiradas das mães aborígenes para serem criadas na ilha da missão, aos cuidados da Igreja e do Estado). Inclusive o príncipe William do Reino Unido, juntamente com sua esposa Kate Middleton, foram recebidos na ilha de Tuvalu com cerimônias tradicionais do povo nativo da ilha.

Aspectos econômicos - A Austrália e a Nova Zelândia são os países de maior destaque na economia da Oceania, sendo também dois países desenvolvidos e os maiores produtores mundiais de lã de ovelha. Além disso, produzem vinhos, carvão, gás, petróleo, ferro e minerais preciosos. Ouro e petróleo também estão presentes na Papua-Nova Guiné. A produção de coco e seus derivados (como o óleo de coco) é fortemente presente nas demais regiões da Oceania. Já o turismo tem um destaque importante, sendo uma atividade econômica presente em toda a Oceania.

ATIVIDADE: Problemas ambientais nas ilhas oceânicas.

ESCREVA e RESPONDA NO SEU CADERNO O EXERCICIO DE CANETA. POSTE NO MEU PRIVADO.

 1) Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.

b) A Oceania é um continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de ilhas localizadas no oceano Atlântico.

c) Com exceção da Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades primárias.

d) A Oceania está localizada totalmente ao sul da linha do Equador, pertencendo, portanto, somente ao Hemisfério meridional.)

2) Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

2) Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.

a) Austrália e Samoa

b) Indonésia e Malásia

c) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné

d) Austrália e Tuvalu

e) Austrália e Nova Zelândia.

3) ) Defina:

a) Australásia;

b) Melanésia;

c) Polinésia;

d) Micronésia.


ESCOLA ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA 8º ANO - 06 e 13/12/21

África - geografia física - Espaço natural.

 O continente africano é cercado pelos oceanos Atlântico (oeste) e Índico (leste), além dos mares Mediterrâneo (norte) e Vermelho (nordeste). Seu litoral, com mais de 27 mil km de extensão, é bastante regular, com poucos recortes e ilhas, sendo raras as baías, golfos ou penínsulas, o que torna difícil seu aproveitamento para instalações portuárias.

África é um grande continente com pouco mais de 30,3 milhões de quilômetros quadrados; é o terceiro mais extenso (atrás da Ásia e da América) com 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países de fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo, Madeira, pertencente a Portugal, Ilha de Ascensão, pertencente ao Reino Unido, entre outras.

Cortam a África, três dos grandes paralelos terrestres: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, além do Meridiano de Greenwich. Cerca de 80% de seu território fica na zona intertropical, sendo que a maior parte de suas terras localiza-se no hemisfério oriental (leste) e só uma pequena parte delas no hemisfério ocidental (norte). O continente possui cinco diferentes fusos horários.

A África está separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. No entanto, a África ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com a Ásia a Placa Euro-asiática. Sua base geológica é formada por grandes e antigas placas tectônicas, fraturadas em algumas regiões; areas bastante desgastadas pela erosão.

Pontos extremos - do seu ponto mais a norte, Cabo Branco, até ao ponto mais a sul, o cabo das Agulhas, na África do Sul, vai uma distância de aproximadamente 8.000 km. Do ponto mais oeste, o Cabo Verde, até ao ponto mais a leste, vai uma distância de cerca de 7.500 km.

Dentre os acidentes geográficos litorâneos, merecem destaque o Golfo da Guiné, no Atlântico Sul; e o Estreito de Gibraltar, entre o Oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, junto da península Ibérica, na Europa. Há ainda no leste do continente, a Península da Somália, chamada também de Chifre da África, o Golfo de Áden, formado por águas do oceano Índico e limitado pela península Arábica, que pertence à Ásia e a Ilha de Madagascar que delimita importante via de tráfego marítimo, o canal de Moçambique.

ATIVIDADE: 

1) A África é dividida em duas grandes regiões: a África do Norte e a África Subsaariana. Uma característica sociocultural da África do Norte é a:

a) pequena diversidade cultural dos grupos nativos locais.

b) concentração de falantes de idiomas de origem latina.

c) colonização da região realizada por países asiáticos.

d) grande igualdade social entre os habitantes da região.

e) predominância de populações praticantes do islamism.

2)A África Subsaariana corresponde à maior parte dos países africanos, situados na porção centro-sul do continente, em uma região marcada pela pobreza e pela desigualdade social. Em termos econômicos, a África Subsaariana apresenta uma economia baseada na:

a) exportação de bens manufaturados produzidos localmente.

b) concentração de grandes sistemas de agricultura intensiva.

c) extração vegetal de florestas para a fabricação de celulose.

d) produção de gêneros primários voltados para a exportação.

e) exploração de combustíveis fósseis de alto valor agregado.QUESTÃO 3

3) O deserto do _____________ é considerado o maior deserto quente do mundo. Está localizado na África do Norte, sendo um elemento característico dessa região africana. Qual deserto completa corretamente a lacuna acima?

a) Saara.

b) Kilimanjaro.

c) Atacama.

d) Kalahari.

e) Congo.

4)Em termos vegetacionais, a África apresenta uma grande diversidade de vegetação, em razão da sua extensa área latitudinal. Nas faixas de clima tropical do continente, predomina-se um tipo vegetacional muito próximo do Cerrado, presente no Brasil, muito adaptado aos períodos de estiagem. Qual o nome dessa vegetação?

a) Taiga.

b) Tundra.

c) Estepe.

d) Savana.

e) Caatinga.

5) O país mais novo do mundo está localizado na África! Em 2011, o _______________ tornou-se oficialmente um país independente, por meio de referendo. Porém, tal processo não impediu o acontecimento de distúrbios políticos e militares no país.

Qual o nome do país africano “mais novo do mundo”?

a) África do Sul.

b) Marrocos.

c) Sudão do Sul.

d) Somália.

e) Timor-Leste.


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

terça-feira, 16 de novembro de 2021

 ESCOLA ANTONIO AURELIO - 8º ANOS - AULA DE GEOGRAFIA - 24/11/21.

ANTÁRTICA CONTINENTE GELADO.

Antártica Continente

Antártida ou Antártica é o mais meridional e o segundo menor dos continentes, com uma superfície de 14 milhões de quilômetros quadrados.

Área: 14.200.000 km²

Vizinhos: América do Sul, África e Oceania.

A Antártica – nome derivado de anti-ártico – é o continente mais austral do nosso planeta, a região mais fria da terra. Está congelada há mais de três milhões de anos e tem um papel essencial nos sistemas naturais globais. É o principal regulador térmico do Planeta, controla as circulações atmosféricas e oceânicas, influenciando o clima e as condições de vida na Terra. Além disso, é detentora das maiores reservas de gelo (90%) e água doce (70%) do Planeta, além de possuir recursos minerais e energéticos incalculáveis. Conhecido, também, como o continente dos superlativos: o mais alto, o mais ventoso, o mais frio, o mais seco e o mais inóspito, a Antártica tem cerca de 14 milhões Km2 - o que equivale à área correspondente aos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia, ou às terras contíguas dos EUA e México - e compreende todas as terras ao sul do paralelo de 60º S.

Antártica é o mais meridional de todos os continentes. Com uma área de 14,4 milhões de quilômetros quadrados, é o quinto maior continente do mundo; nele se localiza o Pólo Sul, o ponto mais meridional da Terra. Acredita-se que a Antártica tenha se formado através da separação de Gondwana, o supercontinente; seu resfriamento ocorreu ao longo de milhões de anos.  A principal característica da Antártica é o fato de ser o continente mais frio e seco do planeta, um grande deserto formado por enormes geleiras e coberto por gelo. As primeiras expedições realizadas e documentadas em direção ao continente ocorreram no século XVI. O primeiro a circunavegar o continente foi o navegador inglês James Cook, entre 1772 e 1775. As temperaturas médias na região central do continente variam entre -30°C e -65°C; a menor temperatura do mundo foi documentada na região: -89,2°C, no dia 21 de julho de 1983. Atualmente, após o Tratado da Antártica, vários países passaram a manter bases de pesquisa na região. Vale ressaltar que a Antártica é uma zona politicamente neutra e que não pertence a nenhum país, sendo, sobretudo, uma área de preservação científica. Embora não haja habitantes permanentes, cerca de quatro mil cientistas realizam pesquisas no continente durante o verão. A Antártica possui diversos recursos naturais, como chumbo, prata, cobre, petróleo, gás natural, etc., no entanto, a extração mineral também foi proibida com o Tratado da Antártica.Devido às condições climáticas, as espécies vegetais que se desenvolvem na região se restringem a musgos, liquens e outras plantas inferiores. Já em relação às espécies de animais, podemos destacar os pingüins, albatrozes, petréis, focas, lobos-marinhos, baleias, entre outras.

ATIVIDADE: ESCREVA EM SEU CADERNO E RESPONDA DE CANETA. POSTE NO MEU PRIVADO.

1)Analise as afirmativas sobre a Antártida e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Localizada no Hemisfério Meridional, a Antártida é um continente formado por uma extensa área coberta de gelo.

b) Em razão das condições climáticas (temperaturas abaixo de 0 °C), a Antártida não é habitada por seres humanos.

c) Com extensão territorial de 13,2 milhões de quilômetros quadrados, a Antártida é o menor continente terrestre.

d) A Antártida é banhada por três oceanos: Atlântico, Pacífico e Índico.

2)A principal atividade econômica na Antártida é:

a) Extração de petróleo

b) Agricultura

c) Turismo

d) Pesca.

3) “Continente com litoral bastante recortado banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Está localizado no extremo austral do Planeta.” 

A citação anterior refere-se a qual continente? 

A) África. 

B) Oceania. 

C) Antártida. 

D) América do Sul.


 ESCOLA ANTONIO AURELIO - 9º ANO - AULA DE GEOGRAFIA - 24/11/21.

OCEANIA

Oceania - Continente

Oceania ou Oceânia é uma região geográfica composta por vários grupos de ilhas do oceano Pacífico. O termo Oceania foi criado em 1831 pelo explorador francês Dumont d'Urville.

Área: 8.526.000 km²

Gentílico: Oceânico

Vizinhos: Ásia, Antártica e América.

  Oceania é um continente localizado a sudeste da Ásia, compreendendo um conjunto de ilhas somado à Austrália, essa última considerada como uma massa continental chamada de “Australásia”. Possui uma área total de 8.480.355 km², onde habitam aproximadamente 38 milhões de pessoas. Os países da Oceania são as nações que fazem parte da Oceania, um dos cinco continentes do mundo e também o menor deles, com aproximadamente 8,9 milhões de km2. Esses países são também conhecidos como o “Novíssimo Mundo” por terem sido descobertos após a conquista do Novo Mundo (América) pelos europeus. A Oceania é constituída por 14 Estados soberanos e não possui nenhuma fronteira terrestre entre seus países.

Lista de países da Oceania e capitais  

Austrália (Capital: Camberra)

Estados Federados da Micronésia (Capital: Palikir)

Fiji (Capital: Suva)

Ilhas Marshall (Capital: Majuro)

Ilhas Salomão (Capital: Honiara)

Kiribati (Capital: Tarawa do Sul)

Nauru (Capital: Yaren)

Nova Zelândia (Capital: Wellington)

Palau (Capital: Ngerulmud)

Papua-Nova Guiné (Capital: Port Moresby)

Samoa (Capital: Apia)

Tonga (Capital: Nuku'alofa)

Tuvalu (Capital: Funafuti )

Vanuatu (Capital: Port Vila).

O caso da Indonésia - A Indonésia é considerada um país transcontinental, localizada entre o Sudeste Asiático e a Austrália, portanto, para alguns, é considerada também uma nação da Oceania.

ATIVIDADE: ESCREVA EM SEU CADERNO E RESPONDA DE CANETA. POSTE NO MEU PRIVADO.

1) Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. 

( ) A colonização da Oceania promoveu o domínio da civilização estadunidense sobre os povos locais. ( ) O maior país da Oceania é a Austrália, que, por isso, é chamada de ilha- -continente. 

( ) Além da Austrália, o continente possui duas outras massas territoriais de tamanho significativo: Papua-Nova Guiné e Nova Zelândia. 

( ) A Oceania ainda conta com inúmeras pequenas ilhas e atóis dispersos pelo Oceano Índico. 

( ) A Austrália apresenta uma população de 50 milhões (2009), sendo a maior parte formada por mestiços. 

( ) A Tasmânia forma um arquipélago que pertence à Austrália. 

( ) A Nova Zelândia é um arquipélago constituído por duas ilhas principais e outras menores, contando com uma população de 4,2 milhões (2009). 

( ) P arte da ilha de Nova Guiné pertence à Oceania e parte pertence à Ásia.

2) A Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas e pela Austrália.Sabe-se que a Oceania pode ser compartimentada em três grandes conjuntos de ilhas, cuja importânciaestratégica ainda hoje é muito grande.  

Assinale a afirmação INCORRETA sobre a OCEANIA e os países que formam esse continente:

a) O setor agropecuário na Austrália apresenta uma elevada participação nas exportações, e a pecuária constitui uma das principais fontes de riquezas.

b) A Austrália possui uma das mais baixas densidades demográficas do mundo e sua população concentra-se no litoral e nas regiões mais úmidas.

c) A agropecuária na Nova Zelândia ocupa grande parte de seu território; é uma atividade muito importante economicamente, responsável por grande parte das exportações de produtos industriais.

d) Ao todo, a Oceania é formada por 4 grandes ilhas; a maior que representa o território australiano, e 3 ilhas menores, que formam o arquipélago da Nova Zelândia e a ilha da Tasmânia, que constitui um país independente.

e) Durante o processo de ocupação da Nova Zelândia pelos ingleses, a população nativa teve suas terras usurpadas e grande parte de sua população dizimada. Hoje, a população é predominantemente branca.

3) Assinale a alternativa que indica corretamente as principais características da população

australiana.

a) Predominantemente branca, numerosa e bem distribuída no espaço.

b) De origem ameríndia, rural, com altas taxas de natalidade.

c) Predominantemente branca, urbana, com elevada esperança de vida.

d) De origem britânica, urbana, com altas taxas de mortalidade infantil.

e) De origem americana, numerosa e concentrada na porção centro-norte do país

sábado, 6 de novembro de 2021

 ESCOLA ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA  - 9º ANO  - 10/11/2001

Petróleo no Oriente Médio

Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain. ... Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo.

A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo. Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia, os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta. Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.A imensa reserva de petróleo existente no subcontinente, aliada a outros fatores de caráter econômico e político, favoreceram a criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 1960, que é considerada um dos maiores cartéis do mundo.Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Essa organização tem como principais mercados as grandes potências mundiais, especialmente os países europeus como Alemanha e França, além do Japão e dos Estados Unidos. O país norte-americano mesmo sendo um grande produtor necessita do produto importado, uma vez que não é auto-suficiente em tal recurso. Esse fato favorece a interferência das grandes nações no cenário geopolítico do Oriente Médio. 

A Opep está sediada na Europa, mais precisamente na Áustria, na cidade de Viena. Inserem nessa organização onze países, seis são do Oriente Médio: Arábia Saudita (maior produtor mundial), Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. Outros cinco países completam a lista, que são: Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia e a Venezuela.

É bom destacar que a limitação econômica em relação ao petróleo pode impedir que os países se desenvolvam em outras atividades produtivas, como a industrial. Dessa forma, grande parte das nações do Oriente Médio não é considerada industrializada, salvo Israel que detém índices melhores em relação a seus vizinhos. O que deve ser levado em conta é o esgotamento de recursos minerais, em que o petróleo está inserido, pois assim, quando as jazidas se findarem, as economias que dependem da atividade vão ingressar em um colapso econômico.

ATIVIDADE: ESCREVA NO SEU CADERNO O EXERCICIO E RESPONDA DE CANETA. POSTE NO MEU PRIVADO.

QUESTÃO 1 - O Oriente Médio é uma região geográfica localizada entre os continentes europeu, africano e asiático. Ele é formado historicamente por um conjunto de 18 países e territórios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país do Oriente Médio:

a) Israel

b) Iraque

c) Ucrânia

d) Líbano

e) Turquia

QUESTÃO 2 - Qual das alternativas abaixo descreve uma característica natural do Oriente Médio?

a) Ocorrência de tipos climáticos que variam do árido ao semiárido.

b) Predomínio de formas de relevo de planície em todos os países.

c) Registro de rios perenes com grande disponibilidade hídrica.

d) Distribuição constante de chuvas ao longo das estações do ano.

e) Presença de pequenas reservas de recursos minerais e energéticos.

QUESTÃO 3 - A economia do Oriente Médio gira predominantemente em torno da exploração de combustíveis fósseis, com destaque para o

a) estanho.

b) cobre.

c) caulim.

d) ouro.

e) petróleo.

QUESTÃO 4 -  Apesar da elevada renda per capita, advinda da exportação de petróleo, o Oriente Médio encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. Dentre as causas desses problemas, podemos destacar:

a) a elevada porcentagem de analfabetismo e a distribuição igualitária da renda.

b) a falta de acesso ao mar e a escassa rede hidrográfica.

c) a persistência do nomadismo e a elevada porcentagem de universitários na população.

d) o baixo crescimento populacional e o elevado padrão e consumo da população.

e) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população.


 ESCOLA  ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA  - 8º ANOS - 08/11/2001.

Percurso 26 -América: organizações internacionais regionais

O que são?

• União entre países que buscam um benefício comum:

a) Integração econômica;

b) Comércio;

c) Garantir a defesa/segurança do território;

d) Promoção da culturaPercurso 26 -América: organizações internacionais regionais.

Escala de organização

• Continental (América);

• Subcontinental (América do Sul);

• Intercontinental (América e Europa);

• As organizações resultam de tratados internacionais multilaterais;

• Objetivos:

a) Político;

b) Social;

c) Cultural;

d) Jurídico;

e) Militar;

f) Econômica.

Noções básicas de comércio internacional

• Tarifas alfandegárias: taxas sobre o produto ou serviço

que está exportando e/ou importando;

• O produto chega ao destino com as tarifas, portanto,

mais caro;

• Política Comercial Protecionista: imposição de taxas

elevadas para dificultar a entrada do produto no

mercado interno;

• Liberalização comercial: retirada de impostos

Blocos Econômicos

• Organizações internacionais criadas para facilitar e

expandir as trocas comerciais entre países-membros,

promovendo o crescimento econômico e, em

consequência, o desenvolvimento social;

• Adoção de medidas que estimulam o comércio;

• Redução ou retirada de tarifas;

• Livre circulação de pessoas/mercadorias.

O Mercosul

• Adaptação do “Cone Sul” às mudanças no comércio

internacional durante o fim da década de 1980;

• Brasil + Argentina + Paraguai + Uruguai assinam o

“Tratado de Assunção” para formar o MERCOSUL.

Comércio Intrabloco

• Desde a criação do Mercosul, o volume do comércio entre os países tem

crescido;

• O Brasil possui papel de liderança no bloco;

• Exportações do Brasil para o Mercosul:

1. Automóveis;

2. Veículos de carga;

3. Petróleo.

• Importações:

1. Veículos de Carga;

2. Carros;

3. Trigo em grãos.

Outras organizações internacionais regionais

• Organização dos Estados Americanos (1948)

• Reúne 35 países da América;

• 1962 - Cuba foi expulsa da organização;

• 2009 – readmissão de Cuba;

ATIVIDADE: ELABORE 5 QUESTÕES, SENDO PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESCREVA DE CANETA. POSTE NO MEU PRIVADO.

ESCOLA ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA  - 8º ANOS - 10/11/2001.

Percurso 26 -América: organizações internacionais regionais.

UNASUL – União das Nações Sul-Americanas

• Objetivos:

• Integração nas seguintes áreas:

a) Política;

b) Economia;

c) Infraestrutura;

d) Desenvolvimento Social

ATIVIDADE: ESCREVA E RESPONDA NO SEU CADERNO O EXERCICIO DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.

1) O Mercosul e outros blocos econômico-comerciais, como o Pacto Andino, o Mercado Comum Centro-Americano, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.

Considerando as relações entre o Mercosul e outros blocos econômicos, é correto afirmar:

a) A atual parceria entre o Mercosul e a União Europeia representa um significativo contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.

b) A aproximação entre o Mercosul e a União Europeia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL.

c) Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Europeia aos seus agricultores, aumentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do Mercosul.

d) O Produto Nacional Bruto (PNB) do Mercosul, entre 1999 e 2001, sofreu considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.

e) As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um incremento das relações comerciais entre o Mercosul, os EUA e a União Europeia.

2) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. 

A América Latina ocupa posição periférica na economia mundial. Os países da região ora adotam políticas que reforçam esta sua posição, ora defendem propostas alternativas em relação às economias centrais. 

Uma das políticas das economias centrais para manter a posição periférica dos demais países é a ___________________; e um projeto internacional destinado a inibir as iniciativas de autonomia e integração dos países latino-americanos é _______________.

a) neoliberal – o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca)

b) liberal – a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal)

c) populista – o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul)

d) socialista – a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Alalc)

e) nacionalista – a Organização dos Estados Americanos (OEA)


 Escola Antônio Aurélio - Aula de Geografia - 6º ANOS - 08 de novembro 2021.

Pecuária e formas de criação.

Uma das mais antigas atividades humanas. A Pecuária é uma atividade econômica praticada nas áreas rurais e muito importante para o consumo e o desenvolvimento do ser humano. Ela é voltada diretamente para a criação de animais com fins econômicos e de consumo. O dia da pecuária é comemorado em 14 de outubro. O termo pecuária tem origem no latim e quer dizer “criação de gado”. A base da atividade pecuarista é a produção de alimentos e A categoria de pecuária existe desde a época do período Neolítico (Idade da Pedra Polida), naquela fase onde os homens realizavam a atividade de criação e domesticação do gado com interesse apenas de extrair alimento, o homem precisou domesticar o gado para extrair carne e leite. Na época da Roma Antiga, os animais eram cuidados para o abate, mas também eram usados como uma forma de guardar valor, ou seja, era considerado um bem valioso.

“Pecus” quer dizer “cabeça de gado”, essa palavra é também originada do latim “pecúnia” que quer dizer “moeda, dinheiro”. À ciência que estuda a criação dos animais dá-se o nome de Zootecnia. Cria de gado é visto como uma das profissões mais antigas e conhecidas mundialmente. A origem da pecuária se deu a partir das evoluções da atitude praticada pelos caçadores-coletores que viviam há cerca de 100.000 anos. Esses caçadores-coletores eram pessoas que existiam em uma comunidade em que a maioria ou toda a comida era alcançada por meio da busca pela alimentação. Esses caçadores-coletores descobriram que podiam, além de prender os animais vivos para depois promover o corte, também administrar a reprodução dos mesmos. No passado, os povos nômades costumavam domesticar os rebanhos em suas jornadas e, assim, eles não iam mais atrás da caça somente, buscavam também novas pastagens para os bichos.

Os produtos mais importantes resultantes da atividade pecuarista são: carne - bovina, de aves, etc.; leite, ovos, mel - principais produtos; couro, lã, seda - fibras usadas na indústria de roupas e calçados; ossos e outros. O couro também é bastante usado na indústria de automóveis e mobiliária. Antigamente, os animais eram criados somente para servir como fonte de proteína. A atividade pecuarista é praticada por meio de rebanhos de: 

•    Suíno - porcos

•    Rangífero - renas

•    Asinino - jumentos

•    Bovino - bois e vacas

•    Muar - burros e mulas

•    Equino - cavalos e éguas

•    Caprino - bodes e cabras

•    Ovino - carneiros e ovelhas

•    Bubalino ou bufalino - búfalos. 

Tipos de criação de animais.

Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne.

 Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite.

 Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.

Os principais tipos de criação de gado:

Há basicamente 3 principais tipos de criação de gado que você pode aplicar em seu agronegócio: extensiva, semi-intensiva e intensiva. Mostraremos os pontos mais importantes sobre cada uma delas a seguir.

1. Extensiva -A pecuária extensiva, um modelo mais tradicional, é aquela que utiliza grandes áreas de pasto para a criação. Atualmente, é o modelo mais utilizado no Brasil, correspondendo a 90% da atividade no país, sendo o mais utilizado para o gado de corte. Uma de suas principais características é não demandar grande investimento para sua aplicação, já que os animais retiram seus alimentos do próprio pasto. O gado fica livre para o pastoreio em áreas de grande extensão. Um dos grandes problemas, assim, está relacionado a um menor controle e monitoramento. Já uma vantagem é não exigir mão de obra altamente especializada para a sua prática. Normalmente, nesses casos, torna-se necessário fazer uma suplementação de minerais, já que o gado não consegue obter todos os nutrientes essenciais para um desenvolvimento pleno.

2. Semi-intensiva -A produção semi-intensiva é aquela que busca equilibrar o uso de confinamento e pasto. É o sistema no qual os animais são criados a pasto, mas em piquetes reduzidos, é utilizado também uma alimentação com suplementação ao longo do ano ou, então, quando há diminuição de pastagem. É um modelo intermediário, unindo os pontos vantajosos da pecuária extensiva e intensiva. Na pecuária de corte, os produtores tendem a optar por esse modelo, normalmente, por 90 dias (entre maio e junho), nos períodos onde há uma redução da pastagem. Com isso, é possível obter um ganho médio de peso diário (GMD) de 1 kg por animal, garantindo que ele alcançará o peso necessário para comercialização e minimizando possíveis prejuízos que poderiam ocorrer por problemas com a pastagem.

3. Intensiva - Na pecuária intensiva, os animais ficam confinados em espaços delimitados e sem pastagem, garantindo um maior controle do gado nas atividades e permitindo acelerar os resultados. Os animais ficam em lotes calculados para maior taxa de lotação. A alimentação, assim, é feita de forma controlada, por meio de cochos. É pensada toda uma dieta balanceada, de acordo com o objetivo da produção (de leite ou de corte). Contudo, é necessário investir em mão de obra especializada e em tecnologias específicas para controlar a produção e oferecer uma nutrição completa aos animais. Esta modalidade permite maior produtividade, justamente por se acompanhar o desenvolvimento dos animais mais de perto, seja na pecuária leiteira ou de corte, produzindo carne e leite com maior qualidade e valor de mercado. Uma grande vantagem desse tipo de produção é o maior controle sobre os animais. Ou seja, além da alimentação, caso um deles apresente sintomas de problemas de saúde, é possível intervir muito mais rapidamente e de forma mais precisa, minimizando perdas, aumentando a produtividade e consequentemente maximizando a rentabilidade.

 ELABORE 10 QUESTOES SENDO PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESCREVA NO SEU CADERNO DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.


Escola Antônio Aurélio - Aula de Geografia - 09 de novembro 2021.

Pecuária e formas de criação.

ATIVIDADE: ESCREVA E RESPONDA NO SEU CADENO O EXERCICO DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.

Questão 1 - A pecuária é uma atividade primária da economia, marcada pelo(a)

a) abate industrial de carne de origem nobre.

b) criação de animais para várias finalidades.

c) produção de hortaliças para a população.

d) produção de derivados de fontes vegetais.

e) manejo de animais silvestres

Questão 2 - O consumo de carne é uma das principais atividades derivadas da pecuária. O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo. O tipo de pecuária voltado para a produção de carne é chamada de pecuária

a) industrial.

b) carnívora.

c) de corte.

d) ovípara.

e) artificial.

Questão 3- Qual das alternativas abaixo não apresenta uma característica da pecuária intensiva?

a) Grande consumo de insumos para a alimentação animal.

b) Elevado controle de qualidade dos rebanhos confinados.

c) Utilização de máquinas e equipamentos de produção.

d) Pequena produtividade gerada pela criação de animais.

e) Emprego de métodos modernos de reprodução assistida.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021


ATIVIDADE: ESCREVA NO SEU CADERNO OS EXERCICIOS DE CANETA, RESPONDA E POSTE NO PRIVADO.

1) O Oriente Médio é uma região geográfica localizada entre os continentes europeu, africano e asiático. Ele é formado historicamente por um conjunto de 18 países e territórios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país do Oriente Médio:

a) Israel

b) Iraque

c) Ucrânia

d) Líbano

e) Turquia

2)Qual das alternativas abaixo descreve uma característica natural do Oriente Médio?

a) Ocorrência de tipos climáticos que variam do árido ao semiárido.

b) Predomínio de formas de relevo de planície em todos os países.

c) Registro de rios perenes com grande disponibilidade hídrica.

d) Distribuição constante de chuvas ao longo das estações do ano.

e) Presença de pequenas reservas de recursos minerais e energéticos.

3)A demografia dos países do Oriente Médio é bastante heterogênea e, por vezes, possui indicadores de concentração populacional elevados. Nesse contexto, quais são os dois países mais populosos do Oriente Médio?

a) Iêmen e Turquia

b) Turquia e Irã

c) Afeganistão e Omã

d) Síria e Omã

e) Afeganistão e Irã

4)Os países do Oriente Médio apresentam, de maneira geral, alta taxa de crescimento populacional. Um dos motivos para esse cenário demográfico é o

a) aumento da geração de renda per capita.

b) diminuto registro de mortalidade infantil.

c) elevado índice de imigração internacional.

d) uso de políticas de incentivo à fertilidade.

e) acentuado número de filhos por mulher.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

 ESCOLA ANTONIO AURELIO - 6º anos Geografia - 08/11/21.

Técnicas agrícolas e a Agricultura no Brasil.

A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país desde os primórdios da colonização até o século XXI. Evoluiu de extensas monoculturas para a diversificação da produção. Inicialmente produtora de cana-de-açúcar, passando pelo café, e chegando na alta produtividade de soja.

Agricultura no Brasil atual

Atualmente, a agricultura no Brasil é marcada pelo processo de mecanização e expansão das atividades em direção à região Norte.

Evolução da agricultura e suas técnicas

A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura. O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços. Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

A revolução agrícola

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial. O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral. O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas. 

ATIVIDADE:  ESCREVA E RESPONDA NO SEU CADERNO OS EXERCICOS DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.

1) Nas encostas montanhosas, onde a erosão é mais intensa, devem-se cultivar (de preferência em cima de terraços) produtos permanentes, como a arboricultura; os vales e as planícies ficam reservados para as culturas temporárias."

A principal ideia contida no texto é o fato de que:

a) As técnicas agrícolas variam de acordo com os tipos de cultivo.

b) As culturas, para defesa dos solos, devem-se distribuir de acordo com o relevo.

c) As técnicas agrícolas estão na dependência dos tipos de relevo.

d) O relevo não pode interferir na escolha dos cultivos.

e) A erosão é mais intensa nas áreas montanhosas do que nas planas.

2) Sobre a tecnologia da seleção dirigida, assinale a alternativa correta:

a) consiste na produção de laboratórios em que as diversas espécies de plantas são cruzadas para gerarem descendentes com características novas e específicas.

b) são técnicas recentes para a seleção dos tipos de plantas e leguminosas que devem ser usadas para plantio e alimentação.

c) é caracteriza pela inviabilidade financeira de sua prática, uma vez que o seu custo/benefício é elevado.

d) é o mesmo que engenharia genética.

e) é um campo da agricultura utilizado para a seleção de terras e os tipos de plantas mais adequadas a elas.


Escola Antônio Aurélio. 6º anos geografia - 09/11/21.

ATIVIDADE: ESCREVA E RESPONDA NO SEU CADERNO OS EXERCICOS DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.

1) Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez parte de uma prática monocultora ou de elevado impacto estrutural no país?

a) Soja

b) Cana-de-açúcar

c) Café

d) Tabaco

2) A agricultura familiar no Brasil concentra-se:

a) Na região Sudeste, próxima aos grandes centros industriais do país.

b) Na região Sul, com poucas terras agricultáveis à disposição.

c) Na região Norte, junto aos domínios naturais da Amazônia.

d) Na região Centro-Oeste, contendo a frente de expansão do agronegócio.

e) Na região Nordeste, notadamente na Zona da Mata.

3) Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo:

I. A mecanização agrícola e a liberação de mão de obra na agricultura foram importantes fatores de migração da população do campo para as cidades.

II. A concentração fundiária, que se observa, entre outros estados, no Paraná e no Mato Grosso do Sul, é fator de expropriação de camponeses que passam a buscar áreas da fronteira agrícola da Amazônia ou se direcionam aos centros urbanos.

III. Os boias-frias são trabalhadores sazonais característicos da implantação de relações capitalistas modernas no campo.

IV. O avanço da pecuária extensiva na Amazônia e a ocupação das áreas de Cerrado visando à cultura de grãos resultaram na redução da taxa de urbanização dos Estados do Mato Grosso e de Rondônia.

Assinale a alternativa cujas as afirmativas estão corretas.

a) I, III e IV.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) I, II e III.