ESCOLA ANTONIO AURELIO - AULA DE GEOGRAFIA - 9º ANO - 10/11/2001
Petróleo no Oriente Médio
Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain. ... Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo.
A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo. Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia, os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta. Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.A imensa reserva de petróleo existente no subcontinente, aliada a outros fatores de caráter econômico e político, favoreceram a criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 1960, que é considerada um dos maiores cartéis do mundo.Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Essa organização tem como principais mercados as grandes potências mundiais, especialmente os países europeus como Alemanha e França, além do Japão e dos Estados Unidos. O país norte-americano mesmo sendo um grande produtor necessita do produto importado, uma vez que não é auto-suficiente em tal recurso. Esse fato favorece a interferência das grandes nações no cenário geopolítico do Oriente Médio.
A Opep está sediada na Europa, mais precisamente na Áustria, na cidade de Viena. Inserem nessa organização onze países, seis são do Oriente Médio: Arábia Saudita (maior produtor mundial), Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. Outros cinco países completam a lista, que são: Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia e a Venezuela.
É bom destacar que a limitação econômica em relação ao petróleo pode impedir que os países se desenvolvam em outras atividades produtivas, como a industrial. Dessa forma, grande parte das nações do Oriente Médio não é considerada industrializada, salvo Israel que detém índices melhores em relação a seus vizinhos. O que deve ser levado em conta é o esgotamento de recursos minerais, em que o petróleo está inserido, pois assim, quando as jazidas se findarem, as economias que dependem da atividade vão ingressar em um colapso econômico.
ATIVIDADE: ESCREVA NO SEU CADERNO O EXERCICIO E RESPONDA DE CANETA. POSTE NO MEU PRIVADO.
QUESTÃO 1 - O Oriente Médio é uma região geográfica localizada entre os continentes europeu, africano e asiático. Ele é formado historicamente por um conjunto de 18 países e territórios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país do Oriente Médio:
a) Israel
b) Iraque
c) Ucrânia
d) Líbano
e) Turquia
QUESTÃO 2 - Qual das alternativas abaixo descreve uma característica natural do Oriente Médio?
a) Ocorrência de tipos climáticos que variam do árido ao semiárido.
b) Predomínio de formas de relevo de planície em todos os países.
c) Registro de rios perenes com grande disponibilidade hídrica.
d) Distribuição constante de chuvas ao longo das estações do ano.
e) Presença de pequenas reservas de recursos minerais e energéticos.
QUESTÃO 3 - A economia do Oriente Médio gira predominantemente em torno da exploração de combustíveis fósseis, com destaque para o
a) estanho.
b) cobre.
c) caulim.
d) ouro.
e) petróleo.
QUESTÃO 4 - Apesar da elevada renda per capita, advinda da exportação de petróleo, o Oriente Médio encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. Dentre as causas desses problemas, podemos destacar:
a) a elevada porcentagem de analfabetismo e a distribuição igualitária da renda.
b) a falta de acesso ao mar e a escassa rede hidrográfica.
c) a persistência do nomadismo e a elevada porcentagem de universitários na população.
d) o baixo crescimento populacional e o elevado padrão e consumo da população.
e) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário