sábado, 6 de novembro de 2021

 Escola Antônio Aurélio - Aula de Geografia - 6º ANOS - 08 de novembro 2021.

Pecuária e formas de criação.

Uma das mais antigas atividades humanas. A Pecuária é uma atividade econômica praticada nas áreas rurais e muito importante para o consumo e o desenvolvimento do ser humano. Ela é voltada diretamente para a criação de animais com fins econômicos e de consumo. O dia da pecuária é comemorado em 14 de outubro. O termo pecuária tem origem no latim e quer dizer “criação de gado”. A base da atividade pecuarista é a produção de alimentos e A categoria de pecuária existe desde a época do período Neolítico (Idade da Pedra Polida), naquela fase onde os homens realizavam a atividade de criação e domesticação do gado com interesse apenas de extrair alimento, o homem precisou domesticar o gado para extrair carne e leite. Na época da Roma Antiga, os animais eram cuidados para o abate, mas também eram usados como uma forma de guardar valor, ou seja, era considerado um bem valioso.

“Pecus” quer dizer “cabeça de gado”, essa palavra é também originada do latim “pecúnia” que quer dizer “moeda, dinheiro”. À ciência que estuda a criação dos animais dá-se o nome de Zootecnia. Cria de gado é visto como uma das profissões mais antigas e conhecidas mundialmente. A origem da pecuária se deu a partir das evoluções da atitude praticada pelos caçadores-coletores que viviam há cerca de 100.000 anos. Esses caçadores-coletores eram pessoas que existiam em uma comunidade em que a maioria ou toda a comida era alcançada por meio da busca pela alimentação. Esses caçadores-coletores descobriram que podiam, além de prender os animais vivos para depois promover o corte, também administrar a reprodução dos mesmos. No passado, os povos nômades costumavam domesticar os rebanhos em suas jornadas e, assim, eles não iam mais atrás da caça somente, buscavam também novas pastagens para os bichos.

Os produtos mais importantes resultantes da atividade pecuarista são: carne - bovina, de aves, etc.; leite, ovos, mel - principais produtos; couro, lã, seda - fibras usadas na indústria de roupas e calçados; ossos e outros. O couro também é bastante usado na indústria de automóveis e mobiliária. Antigamente, os animais eram criados somente para servir como fonte de proteína. A atividade pecuarista é praticada por meio de rebanhos de: 

•    Suíno - porcos

•    Rangífero - renas

•    Asinino - jumentos

•    Bovino - bois e vacas

•    Muar - burros e mulas

•    Equino - cavalos e éguas

•    Caprino - bodes e cabras

•    Ovino - carneiros e ovelhas

•    Bubalino ou bufalino - búfalos. 

Tipos de criação de animais.

Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne.

 Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite.

 Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.

Os principais tipos de criação de gado:

Há basicamente 3 principais tipos de criação de gado que você pode aplicar em seu agronegócio: extensiva, semi-intensiva e intensiva. Mostraremos os pontos mais importantes sobre cada uma delas a seguir.

1. Extensiva -A pecuária extensiva, um modelo mais tradicional, é aquela que utiliza grandes áreas de pasto para a criação. Atualmente, é o modelo mais utilizado no Brasil, correspondendo a 90% da atividade no país, sendo o mais utilizado para o gado de corte. Uma de suas principais características é não demandar grande investimento para sua aplicação, já que os animais retiram seus alimentos do próprio pasto. O gado fica livre para o pastoreio em áreas de grande extensão. Um dos grandes problemas, assim, está relacionado a um menor controle e monitoramento. Já uma vantagem é não exigir mão de obra altamente especializada para a sua prática. Normalmente, nesses casos, torna-se necessário fazer uma suplementação de minerais, já que o gado não consegue obter todos os nutrientes essenciais para um desenvolvimento pleno.

2. Semi-intensiva -A produção semi-intensiva é aquela que busca equilibrar o uso de confinamento e pasto. É o sistema no qual os animais são criados a pasto, mas em piquetes reduzidos, é utilizado também uma alimentação com suplementação ao longo do ano ou, então, quando há diminuição de pastagem. É um modelo intermediário, unindo os pontos vantajosos da pecuária extensiva e intensiva. Na pecuária de corte, os produtores tendem a optar por esse modelo, normalmente, por 90 dias (entre maio e junho), nos períodos onde há uma redução da pastagem. Com isso, é possível obter um ganho médio de peso diário (GMD) de 1 kg por animal, garantindo que ele alcançará o peso necessário para comercialização e minimizando possíveis prejuízos que poderiam ocorrer por problemas com a pastagem.

3. Intensiva - Na pecuária intensiva, os animais ficam confinados em espaços delimitados e sem pastagem, garantindo um maior controle do gado nas atividades e permitindo acelerar os resultados. Os animais ficam em lotes calculados para maior taxa de lotação. A alimentação, assim, é feita de forma controlada, por meio de cochos. É pensada toda uma dieta balanceada, de acordo com o objetivo da produção (de leite ou de corte). Contudo, é necessário investir em mão de obra especializada e em tecnologias específicas para controlar a produção e oferecer uma nutrição completa aos animais. Esta modalidade permite maior produtividade, justamente por se acompanhar o desenvolvimento dos animais mais de perto, seja na pecuária leiteira ou de corte, produzindo carne e leite com maior qualidade e valor de mercado. Uma grande vantagem desse tipo de produção é o maior controle sobre os animais. Ou seja, além da alimentação, caso um deles apresente sintomas de problemas de saúde, é possível intervir muito mais rapidamente e de forma mais precisa, minimizando perdas, aumentando a produtividade e consequentemente maximizando a rentabilidade.

 ELABORE 10 QUESTOES SENDO PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESCREVA NO SEU CADERNO DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.


Escola Antônio Aurélio - Aula de Geografia - 09 de novembro 2021.

Pecuária e formas de criação.

ATIVIDADE: ESCREVA E RESPONDA NO SEU CADENO O EXERCICO DE CANETA E POSTE NO MEU PRIVADO.

Questão 1 - A pecuária é uma atividade primária da economia, marcada pelo(a)

a) abate industrial de carne de origem nobre.

b) criação de animais para várias finalidades.

c) produção de hortaliças para a população.

d) produção de derivados de fontes vegetais.

e) manejo de animais silvestres

Questão 2 - O consumo de carne é uma das principais atividades derivadas da pecuária. O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo. O tipo de pecuária voltado para a produção de carne é chamada de pecuária

a) industrial.

b) carnívora.

c) de corte.

d) ovípara.

e) artificial.

Questão 3- Qual das alternativas abaixo não apresenta uma característica da pecuária intensiva?

a) Grande consumo de insumos para a alimentação animal.

b) Elevado controle de qualidade dos rebanhos confinados.

c) Utilização de máquinas e equipamentos de produção.

d) Pequena produtividade gerada pela criação de animais.

e) Emprego de métodos modernos de reprodução assistida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário