Aula de Geografia 8º anos - 09/08/21.
Canadá
O Canadá - é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total,,superado apenas pela Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.
As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígines. Começando no fim do século XV, expedições britânicas, portuguesas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, com a união de três colônias britânicas da América do Norte em uma confederação, o Canadá foi formado como um domínio federal de quatro províncias. Isto começou com um acréscimo de províncias e territórios e com um processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminou os vestígios de dependência jurídica do Parlamento Britânico.
O Canadá é uma federação composta por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Isabel II como chefe de Estado — um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — sendo o governo dirigido por um primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente (2021) por Justin Trudeau. É um país bilíngue e multicultural, com o inglês e o francês como línguas oficiais. Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G7, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.
População
O censo canadense de 2016 registrou uma população total de 35 151 728 habitantes, um aumento de cerca de 5% em relação aos números de 2011.[92][93] Entre 2011 e maio de 2016, a população do Canadá cresceu 1,7 milhão de pessoas, em grande parte pelos imigrantes, representando dois terços do aumento da população. Entre 1990 e 2008, a população aumentou 5,6 milhões, equivalente ao crescimento de 20,4%. Cerca de quatro quintos da população do Canadá vive a 150 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos. Os principais impulsionadores do crescimento da população são a imigração e, em menor medida, o crescimento natural. A densidade populacional do Canadá é de apenas 3,7 pessoas por quilômetro quadrado, está densidade está entre as mais baixas do mundo. Em comum com muitos outros países desenvolvidos, o Canadá está passando por uma mudança demográfica para uma população mais idosa, com mais aposentados e menos pessoas em idade ativa. Em 2006, a idade média da população era de 39,5 anos. Os resultados censitários também indicam que, apesar do aumento da imigração desde 2001 (que deu ao Canadá uma maior taxa de crescimento da população do que no anterior período intercensitário), o envelhecimento da população canadense não diminuiu durante o período.
Urbanização
A parte mais densamente povoada do país é o Corredor Cidade de Quebec–Windsor, (situado no sul de Quebec e Sul de Ontário) ao longo dos Grandes Lagos e do rio São Lourenço, no sudeste. Isto inclui as áreas de Toronto, Montreal e Ottawa), a Lower Mainland (que consiste na região do entorno de Vancouver) e o Corredor Calgary-Edmonton em Alberta.
Regiões metropolitanas mais populosas do Canadá. Censo de 2016
1 Toronto Ontário 5 928 040
2 Montreal Quebec 4 098 927
3 Vancouver Colúmbia Britânica 2 463 431
4 Calgary Alberta 1 392 609
5 Ottawa Ontário 1 323 783
6 Edmonton Alberta 1 321 426
7 Quebec Quebec 800 296
8 Winnipeg Manitoba 778 489
9 Hamilton Ontário 747 545
10 Kitchener Ontário 523 894
Elabore 10 questões com respostas sobre Canadá, a partir do texto acima. Escreva no seu caderno de caneta e poste no meu privado
Aula de Geografia 8º anos - 11/08/21.
Exercícios sobre Canadá.
1)“País de grande extensão territorial, clima frio e que, apesar de possuir população relativamente pequena, conseguiu consolidar-se como uma das maiores economias do mundo”. O texto acima caracteriza qual dos países abaixo?
a) Austrália
b) Canadá
c) Brasil
d) Argentina
e) Índia
2)O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo atual, com uma economia dinâmica, alto nível cultural e grande desenvolvimento tecnológico. Porém, enfrenta alguns problemas internos, ligados ao baixo contingente populacional e à dificuldade de ocupação de um espaço natural anecúmeno. Uma das opções abaixo NÃO está de acordo com a distribuição da população canadense. Assinale-a:
a) A grande aglomeração populacional, na região sudeste, é explicada pelo poder
econômico formado pelas Províncias de Quebec e Ontário, as mais industrializadas.
b) Por ser uma nova área industrial, as Províncias Atlânticas apresentam uma recente
concentração populacional.
c) O grande Norte Canadense é uma região de vazio demográfico; embora
apresente diversos recursos minerais, sua extração é dificultada pelo clima.
d) A distribuição da população pela linha de fronteira dos Estados Unidos é explicada pelo
clima mais ameno.
e) A alta mecanização da agricultura desenvolvida nas pradarias libera mão-de-obra para
outras atividades econômicas, como a indústria petroquímica.
3) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.
Atualmente, cresce cada vez mais o número de grupos separatistas que lutam pela independência de certas regiões dentro de um país. Em virtude de diferentes processos de colonização protagonizados por _______, as tendências separatistas são atuantes no(a) _______, onde _______, de maioria francesa, reivindica uma posição especial.
a) ingleses e franceses - Canadá - Quebec
b) ingleses e franceses - Canadá - Ontário
c) espanhóis e bascos - Espanha - o País Basco
d) ingleses e espanhóis - Espanha - Gibraltar
e) norte-americanos e franceses - Canadá – Quebec.
Escreva no seu caderno de caneta, o exercício acima e poste no privado.
Aula de Geografia 8º anos. 16/08/21.
Panorâmico econômico do Canadá
O Canadá é um país desenvolvido, possui um dos maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo (0,961). Mesmo assim a economia do Canadá é bastante dependente da estadunidense. Trata-se de uma economia de serviços. A agricultura responde somente por 2% do PIB e ocupa penas 2% da população ativa. O Canadá possui importante desenvolvimento econômico, ocupando a 10ª colocação entre as maiores economias mundiais e com ritmo de crescimento contínuo nos últimos anos.
Agropecuária canadense - O espaço agricultável do Canadá é bastante limitado dadas as condições do meio natural, com clima frio e polar que impossibilita essas atividades. Assim, somente 7% do território possui pastagens e lavouras, concentradas na porção sul, onde as temperaturas são mais altas. Entre as áreas agrícolas do Canadá, destacam-se as planícies do centro-sul do país, onde o relevo plano e os solos férteis possibilitam a produção de grandes monoculturas, sobretudo do trigo. Além dessas áreas, as regiões próximas aos grandes centros urbanos, principalmente na região sudeste, concentram a produção de policulturas de cereais, legumes e frutas e da pecuária, que asseguram o abastecimento das cidades. Ainda que sua área de produção seja restrita, o Canadá possui excelente produtividade agropecuária, garantida pelo alto nível de modernização do setor. Por conta disso, apenas 2% da população canadense economicamente ativa está empregada no campo. Além disso, a presença da floresta boreal em 48% do território canadense garante ao país destaque na exploração dos recursos florestais, que representam uma das mais importantes fontes de riqueza do país. Esse tipo de exploração ocorre em várias regiões especialmente na província da Colúmbia Britânica. Entretanto, embora possua uma exploração intensa, o Canadá não compromete suas reservas florestais, pois a atividade acontece sob um manejo florestal rigoroso, com replantio obrigatório das árvores.
Toras de madeira sendo levadas pelo rio. Carregamento de madeira em Nanaimo, na Colúmbia Britânica, no Canadá.
Indústria canadense
O setor industrial canadense é caracterizado pelo alto nível de modernização, com utilização de tecnologias muito avançadas. O país possui empresas que atuam em ramos de atividades bastante diversos, como têxtil, alimentício, eletrônico e automobilístico. O setor industrial é a base da economia canadense, gerando cerca de 26% do PIB nacional e empregando aproximadamente 23% da população economicamente ativa do país. Além disso, o Canadá é um grande exportador de bens manufaturados, isto é, de máquinas e equipamentos, que correspondem a quase metade das exportações do país.
As principais regiões industriais do Canadá localizam-se na região sudeste, nas áreas dos Grandes Lagos e no vale do Rio São Lourenço, coincidindo com os grandes centros urbanos do país.
Exploração mineral do Canadá
O Canadá apresenta abundância de recursos naturais, principalmente de petróleo e carvão. Esse foi um dos principais fatores para o desenvolvimento da indústria do país, uma vez que a exploração desses recursos garantiu a geração de energia suficiente para o consumo das fábricas. A presença de grandes e diversas jazidas de minérios no subsolo canadense também favoreceu a industrialização do país. A exploração dos minérios, sobretudo zinco, cobre, chumbo e ferro, possibilitou o desenvolvimento das indústrias do setor siderúrgico e metalúrgico, o que impulsionou a expansão de outros setores das indústrias. A exploração mineral do Canadá, além de abastecer as indústrias nacionais, também exporta minérios para diversos países.
Regiões Econômicas do Canadá
Grande Norte - Corresponde aos territórios de Yukon e do noroeste, Nunavut e o norte de Quebec.
Oeste - A província da Colúmbia Britânica apresenta as Montanhas Rochosas na maior parte do território. A região é a segunda concentração urbano-industrial do país, destacando Vancouver, importante cidade industrial-portuária no Oceano Pacífico. As atividades de policultura e a pecuária leiteira ampliam a importância econômica da região.
Prairie ou Planície Central - As planícies e o solo fértil (húmus) dominam a paisagem das províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba. Áreas industriais que se destacam: Edmonton (Alberta), Regina (Saskatchewan) e Winnipeg (Manitoba).
Sudeste - Região que abrange os Grandes Lagos e o Vale do São Lourenço, onde se localizam as províncias de Ontário e de Quebec (francófona separatista), sendo os maiores centros urbano-industriais do país, destacando as cidades de Toronto, Montreal, Hamilton, Ottawa e Quebec.
Províncias marítimas - O grande destaque econômico da região da Costa Atlântica são as atividades da pesca do salmão, arenque e bacalhau e da caça de baleias. Halifax é o principal centro portuário. A policultura e a extração da madeira completam a riqueza da região.
A dependência econômica em relação aos EUA
Os Estados Unidos possuem uma participação muito importante na economia canadense desde a época da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando a Inglaterra interrompeu suas exportações para o Canadá. Isso favoreceu a entrada dos investimentos estadunidenses no país e fez com que a industrialização canadense se desenvolvesse sob grande influência do capital dos EUA. No entanto, isso tornou a economia do Canadá muito dependente dos EUA. Atualmente, cerca de 75% da produção do Canadá é exportada para os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que 50% das importações do Canadá são oriundas dos EUA. Além disso, a maior parte das indústrias canadenses, sobretudo aquelas do setor de alta tecnologia, possuem o controle acionário majoritário de investidores do EUA. Isso faz com que o Canadá se torne cada vez mais subordinado aos interesses e decisões políticas e econômicas do país vizinho.
Essa dependência vem aumentando progressivamente, em especial após a criação do Nafta, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, em 1988. O Nafta é uma área de livre comércio que constitui um dos blocos econômicos regionais mais importantes do continente americano e inclui o Canadá, os EUA e o México. Entretanto, é importante destacar que essa dependência econômica do Canadá em relação aos EUA é muito diferente da dependência existente entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O Canadá não apresenta tantas desigualdades sociais internas como os países subdesenvolvidos, e seu endividamento externo não compromete suas reservas financeiras, o que possibilita que ele seja um dos maiores credores do mundo, fazendo parte do FMI e do Banco Mundial.
Atividade. Panorâmico econômico do Canadá.
Elabore 10 questões com respostas sobre o texto acima. Escreva no seu caderno de caneta e poste no meu privado.
Aula de Geografia 8º anos -18/09/21
Nesta região, favorecida pela presença da floresta, de reservas minerais e do grande potencial hidrelétrico, concentra-se a maior parte da população e da atividade industrial do Canadá. Trata-se:
a) da Colúmbia Britânica.
b) das Províncias Atlânticas.
c) do Sudeste.
d) das Pradarias.
e) do Grande Norte.
2) A indústria de celulose e papel é muito desenvolvida no Canadá, tanto em Quebec quanto na Colúmbia Britânica, isto em virtude da facilidade de obtenção de madeira proveniente da (o):
a) taiga canadense
b) taiga siberiana
c) importação dos EUA
d) importação da África
e) domínio da tundra.
3) É incorreto afirmar sobre a economia do Canadá que:
a) a extração de madeira, especialmente voltada para a produção de papel e celulose, é importante indústria canadense;
b) nos platôs interiores das cadeias montanhosas da Colúmbia Britânica, desenvolve-se uma pecuária extensiva para a produção de carne;
c) a região das Províncias Marítimas caracteriza-se pelas atividades policultoras e pela pesca;
d) a maior concentração demográfica situada na região ocidental do país é responsável pelo desenvolvimento da agropecuária regional;
e) a utilização de técnicas modernas e altamente produtivas faz do Canadá um grande produtor de cereais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário