Aula de Geografia 9º ano - 11/08/21.
Durante a existência da URSS, a Rússia foi a principal república.
Moscou foi o centro político, econômico e de poder do socialismo real sobre todas as demais repúblicas, e lá eram tomadas as decisões referentes as políticas interna e externa.
Entre 1989 e 1990, a situação da URSS e da Rússia começou a se alterar, ocorrendo basicamente duas perdas.
A Primeira Perda
As reformas liberalizantes na URSS, com base na glasnost e na perestroika do governo Gorbachev, levaram ao afrouxamento dos laços de dominação sobre os países da Europa Oriental, contribuindo para que se libertassem do socialismo e aderissem ao capitalismo, à democracia e à integração à Europa Ocidental, aos EUA e à OTAN.
A Segunda Perda
Com o fim da URSS em 1991, a Rússia para não perder a hegemonia sobre as ex-repúblicas soviéticas, articulou a criação da CEI.
Nem todas as ex-repúblicas aderiram à CEI: Estônia, Letônia e Lituânia rejeitaram. Aos poucos foram se aproximando da Europa Ocidental.
A Rússia no século XXI
O desempenho da economia da Rússia na primeira década após o fim da União Soviética foi marcado por instabilidades macroeconômicas e por uma profunda recessão econômica. Esse cenário reverteu-se a partir do início do século 21 quando o país entrou em um novo ciclo de expansão econômica marcada por uma expressiva aceleração das taxas de crescimento do PIB. Contudo, a partir da
década de 2010, a economia russa perdeu dinamismo e o processo de convergência de renda com os países desenvolvidos estagnou-se A Rússia no século XXI
O desempenho da economia da Rússia na primeira década após o fim da União Soviética foi marcado por instabilidades macroeconômicas e por uma profunda recessão econômica. Esse cenário reverteu-se a partir do início do século 21 quando o país entrou em um novo ciclo de expansão econômica marcada por uma expressiva aceleração das taxas de crescimento do PIB. Contudo, a partir da década de 2010, a economia russa perdeu dinamismo e o processo de convergência de renda com os países desenvolvidos estagnou-se novamente.
A Retomada do Crescimento Russo.
Riqueza em recursos minerais, como ouro, diamante, níquel, platina, cobre, minério de ferro, manganês e sobretudo petróleo e gás natural.
Poderosa tecnologia aeroespacial herdada da Guerra Fria;
Mesmo com dificuldades, os tecnopolos de Moscou, Kaliningrado e São Petesburgo, continuam a produzir inovações tecnológicas.
Utilização dos seus recursos naturais energéticos como instrumento político.
Grande dependência dos europeus ao gás natural russo.
Atividade
1) Marque com um X a resposta correta. Em relação à vida econômica da antiga União Soviética podemos afirmar:
A) os recursos naturais, os transportes, as indústrias de base e o comércio exterior sofrem rígido controle estatal, enquanto a atividade agrícola e as demais indústrias permanecem entregues à iniciativa privada.
B) a retenção das águas pelo congelamento hibernal e seu posterior escoamento beneficiam a produção de energia hidrelétrica e a navegação fluvial.
C) participavam do COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) órgãos coordenadores do desenvolvimento econômico em geral, juntamente com outras nações socialistas.
D) as atividades econômicas estão mais concentradas na porção central e oriental, como consequência do esforço de descentralização após a Segunda Guerra Mundial.
E) o valor da produção agrícola é superior ao da industrial, justificando o grande empenho no desenvolvimento das indústrias de base.
2) A Rússia se enfraqueceu com a libertação dos países socialistas da Europa Oriental de sua tutela. Cite pelo menos 3 desses países.
Aula de Geografia 9º ano -18/08/21.
Ásia.
A Ásia é o continente dos contrastes, apresentando uma elevada variação climática, geomorfológica, demográfica, cultural e territorial.
A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Existem, ao todo, 50 países asiáticos.Além de possuir a maior área territorial (com 44.579.000 km²), abriga também a maior parte da população do planeta, com muitas de suas regiões alcançando as mais elevadas densidades demográficas já registradas. Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas. O país mais populoso do mundo atualmente se encontra na Ásia: a China, com aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. No entanto, em alguns anos, ela deverá perder esse posto para a Índia (atual segunda colocada com 1 bilhão e 250 milhões de pessoas), que também se encontra no continente asiático.A Ásia é, sem dúvidas, o continente dos extremos. Além da maior área e população, o continente também apresenta o maior país do mundo (a Rússia, com 17 milhões de km²), o ponto mais alto do mundo (o Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a depressão absoluta mais profunda (o Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes. As cadeias de montanhas que se destacam são a Cordilheira do Himalaia, ao sul da China; os Montes Urais, que se estendem no sentido norte-sul e separam a Ásia da Europa no território da Rússia; e as montanhas localizadas na região do Cáucaso. Os planaltos asiáticos, próximos às cadeias montanhosas, formam as regiões com as maiores altitudes médias do planeta, tornando a ocupação humana praticamente impossível nesses espaços em função das baixas temperaturas. Há também algumas zonas de planícies, com ótimos solos para agricultura, e que, por isso, contam com grandes contingentes populacionais. Há também no continente asiático uma grande diversidade atmosférica, com dez tipos climáticos diferenciados: Equatorial, Mediterrâneo, Tropical Úmido, Tropical, Subtropical, Semiárido, Desértico, Frio, Frio de Montanha e Polar. Uma expressão climática característica também de uma parte do continente é a zona das Monções, com duas grandes estações – uma muito seca e outra muito chuvosa – que se manifestam em função das diferenças de pressão atmosférica ao longo do ano.
Os dois principais blocos econômicos da Ásia são a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), sendo que esse último também conta com países das Américas. A CEI, na verdade, é composta por quase todos os países que faziam parte da extinta União Soviética, que, em face da constituição do socialismo, estão extremamente interligados estrutural e economicamente. É na Ásia também que se encontram três dos cinco países que compõem os BRICS, como Rússia, China e Índia. Esses países são considerados como os de economia emergente, com grandes potenciais de crescimento. Outros países asiáticos que se encaixam nesse perfil são a Indonésia e a Coreia do Sul. A maior potência econômica da Ásia é a China, e o país que apresenta os melhores índices de desenvolvimento é o Japão.
Elabore 10 questões com respostas do texto acima. Escreva no seu caderno de caneta e poste no privado
Aula de Geografia 9º ano - 25/08/21.
A regionalização do continente asiático.
O continente asiático é o maior do mundo e abriga uma grande variedade de culturas, etnias, paisagens naturais e climas.
A Ásia é o maior continente do mundo, ocupa uma área de cerca de 44,4 milhões de km2. O continente abriga uma grande variedade de culturas, etnias, paisagens naturais, climas e etc. Nessa porção do planeta está concentrada grande parte da população mundial, tendo em vista que a Ásia é o continente mais populoso do mundo. Atualmente são cerca de 4 bilhões de habitantes, número que equivale a 60% da população mundial. Isso é explicado pelo fato de que dentre os dez países mais populosos do mundo, sete são asiáticos, são eles: China, com cerca de 1,3 bilhões de habitantes; Índia, com 1,1 bilhão; Indonésia, com 237 milhões; Paquistão, com 162 milhões; Rússia, com 141 milhões; Bangladesh, com 154 milhões e Japão com 127 milhões de habitantes. Foi no continente asiático que surgiram as primeiras grandes civilizações do mundo, das quais podemos citar: a suméria, a semita, a chinesa e a indiana. Essas civilizações estabeleceram as atividades agrícolas e também a criação de animais. Mesmo havendo mistura entre as civilizações citadas, ainda se conserva no continente uma imensa variedade étnica e cultural.
O continente asiático é regionalizado de acordo com as características físicas da natureza e a diversidade étnica. De acordo com características semelhantes entre os países, o continente é regionalizado em: Oriente Médio, Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Extremo Oriente e países da ex-União Soviética.
Fazem parte do Oriente Médio: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar, Síria, Turquia.
Os países que constituem o Sul da Ásia são: Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. O Sudeste da Ásia é composto por: Brunei, Camboja, Filipinas, O Extremo Oriente abrange os seguintes países: Parte da China, Japão, Coreia do Norte, Mongólia, Coreia do Sul e Taiwan. Além dos países que compunham a ex-União Soviética: Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Cazaquistão e Rússia asiática., Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Cingapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã.
Atividade.
1) Cite cada região da Ásia com seus respectivos países.
Abra o link do Youtube sobre regionalizações da Ásia.
https://www.youtube.com/watch?v=6Z5EqmPq3G4
Nenhum comentário:
Postar um comentário