terça-feira, 27 de julho de 2021

 Aula de Geografia 9º ano. 04/08/21.

A formação da Rússia  e a expansão territorial

Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo.

A URSS expandiu-se a medida que expulsava os nazistas da Europa Oriental, tendo passado a ocupar territórios que haviam sido tomados pelos nazistas (que ocupariam de forma permanente, até a dissolução do bloco). Estes mesmos territórios, contudo, eram, em sua maioria, parte do Império Russo (antes do desmembramento do mesmo, promovido após a Primeira Guerra Mundial e por decisões da liderança soviética). Para além destes, os territórios na Ásia Central foram anexados à medida que o comunismo avançava sem resistência pela região, de modo que a União Soviética tinha presença em dois continentes. 

O colonialismo e expansão territorial russa foi um processo de descoberta e conquista de novos territórios pela Rússia. Caracterizou-se por oposição à colonização da maioria das outras potências coloniais europeias visto que estavam destinados principalmente aos territórios ultramarinos, mas já a Rússia principalmente a expansão continental nas zonas adjacentes (colonialismo interno). Estendeu sobre regiões que compõem a moderna Polônia, Ucrânia, Bielorrússia, Finlândia, Países Bálticos, Moldávia, Ásia Central, Sibéria e o Cáucaso. Seus primórdios podem ser datados para a conquista moscovita da República da Novogárdia em 1478 e sua subsequente colonização da Moscóvia.

Enquanto as potências europeias realizavam a grande expansão marítima comercial, o Império Russo realizava sua expansão territorial para leste, sudoeste e sudeste, chegando até o Oceano Pacífico através de deslocamentos terrestres. Para se ter uma ideia, em 1542 os russos já tinham conquistado a Sibéria ocidental; em 1620, a central e, em 1650, a oriental. Em 1671, atingiram o Oceano Pacífico e, em 1742, atravessaram o estreito de Bering, dando início à exploração do Alasca.

Embora o colonialismo russo terminou formalmente em 1991 com a independência política das ex-repúblicas soviéticas, a capital russa ainda, na prática, domina os territórios e pode ser dito que mantêm uma relação de neocolonial com eles. Os colonos russos que chegaram na época soviética, ainda tendem a se identificar culturalmente e intelectualmente com Moscou e a Rússia, mais do que nas nações em que vivem, a mídia nas recém-independentes repúblicas não-russas, com exceção dos países bálticos, permanecem fortemente "russificadas".




Exercícios:
1)Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas
mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características
do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
(A) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido;
camponeses vivendo em situação de miséria.
(B) Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos
pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
(C) Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a
nobreza.
(D) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza
e clero.
2) A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
(A) Implantação do sistema capitalista na Rússia após a revolução.
(B) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
(C) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
(D) Paz (saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

Escreva no seu caderno o exercício e poste no privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário