terça-feira, 27 de julho de 2021

 Aula de Geografia profa. Nazaré Ramos - 9º ano - 28 /07/2021

COLAPSO DA UNIÃO SOVIÉTICA - 

Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu como Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética. Gorbatchev conhecia os problemas da União Soviética e tentou superá-los pela glasnost (“transparência”) e pela ”perestroika” (“restruturação”). A primeira consistia em eliminar os aspectos mais repressivos do autoritarismo soviético, visando implantar liberdades democráticas, além de estabelecer melhores relações com o Mundo Ocidental, visando encerrar a “Guerra Fria”. Já a perestroika objetivava modernizar a economia soviética. As reformas tiveram consequências negativas para a União Soviética. As razões disso foram: a inferioridade tecnológica que impediu o país de aprimorar sua economia; o fato de que o Presidente Ronald Reagan (1880 – 1888) acelerou à corrida armamentista, forçando a União Soviética a gastos extraordinários e fora de seu alcance; a perda dos benefícios sociais provocada pela transição para uma economia de mercado irritou a população russa que, progressivamente, foi deixando de apoiar o governo Gorbatchev; os movimentos populares que provocaram a queda do socialismo nos “países satélites” do leste europeu; a diversidade étnica da União Soviética, cujo enfraquecimento provocou levantes e ambições nacionalistas e, finalmente, a tentativa de um golpe, por parte dos comunistas mais ortodoxos, no sentido de bloquear as reformas. Na resistência a essa solução golpista, destacou-se Boris Yeltsin, então presidente da República Socialista Soviética da Rússia. Em dezembro de 1991, após inúmeras das ex-repúblicas soviéticas terem se separado, Yeltsin instituía a Comunidade de Estados Independentes.

Atividade - Responda o que significa:

Guerra Fria;

Glasnost;

Perestroika.


A Rússia (em russo: Росси́я, transl. Rossía, pronúncia russa: [rɐˈsʲijə], oficialmente Federação Russa, é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Faz fronteira com os seguintes países, de noroeste para sudeste: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia (ambas através do exclave de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Também tem fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering.

Atividade:
Aula de Geografia 9º ano. Professora Nazaré Ramos. 28/07/21.
Marque a resposta correta.
1) O colapso da URSS, que aconteceu entre 1985 e 1991, teve como um de seus pontos mais marcantes a polarização entre o setor “linha-dura” do comunismo soviético, liderado por Valentin Pavlov, e o setor liberalizante e modernizador, representado por Boris Yeltsin. Em 18 de agosto de 1991, o setor linha-dura promoveu contra o então secretário-geral da URSS, Mikhail Gorbatchev:
a) um boicote nas eleições gerais do partido.
b) um complô para colocá-lo contra Yeltsin.
c) um golpe de Estado.
d) um atentado a tiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário