domingo, 28 de julho de 2019

PLANO DE CURSO - 6º ANO


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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO


Plano de Curso Anual – 2019





Professora: Nazaré Ramos 
Área: Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente Curricular: Geografia
Ano: 6º


Objetivo geral: Instrumentalizar o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos, geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Identificar a importância da paisagem e do espaço.
·        Diferenciar os conceitos entre espaço, paisagem e lugar.
·        Reconhecer os principais fatores naturais que orientam o espaço geográfico.
·        Compreender a importância da cartografia.
·        Explicar a Rosa dos Ventos, paralelos e meridianos terrestres.
·        Compreender a dinâmica  da longitude e latitude e suas dimensões.
·        Reconhecer a divisão das coordenadas geográficas.
·        Conhecer as ameaças presentes no Parque Indígena do Xingu.
·        Compreender a dinâmica da Escola em mapas e plantas.
·        Compreender a dinâmica da representação gráfica do relevo.
·        Identificar os principais fatores que os índios afirmam o céu como um modelo diferenciado.
·        Diferenciar os conceitos de mapa e plantas.
·        Analisar mapas e imagens que expressam a dinâmica da cartografia.
·        Reconhecer a importância dos povos indígenas na formação e caracterização do Brasil.
·        Avaliar a importância do imã da Terra.
·        Explicar a miscigenação dos povos.
·        Explicitar o papel das pessoas no espaço geográfico.
·         Espaço e paisagem.
·         O espaço e as pessoas.
·         Paisagem.
·         Lugar.
·         Orientação no espaço geográfico.
·         A terra é um imã
·         O céu segundo os índios.
·         Paralelos e meridianos.
·         A Rosa dos Ventos e a localização.
·         Os paralelos e os meridianos terrestres.
·         Latitude e longitude.
·         As coordenadas geográficas.
·         Cartografia – o desenho no papel e a representação da Terra.
·         A soja ameaça o Parque Indígena do Xingu.
·         A Escala – o mundo no papel.
·         A escala em mapas e plantas.
·         A representação gráfica do relevo.
·         Os gráficos – A representação de dados.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.










          Bimestre: 2º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Caracterizar as principais formas do vulcanismo.
·        Analisar a importância das zonas de iluminação.
·        Avaliar a diferença entre rotação e translação.
·        Conhecer as características do Sistema Solar.
·        Identificar as principais unidades de relevo da Chapada Diamantina, inclusive quanto à localização.
·        Descrever as principais eras geológicas.
·        Perceber as placas tectônicas como parte da movimentação da Terra.
·        Reconhecer  a importância do Sistema Solar.
·        Identificar as características naturais das formas de relevo.
·        . Analisar o impacto dos desdobramentos para a vida humana.
·        Relacionar os tipos de desdobramentos e placas tectônicas.
·        Identificar os fatores que influenciam na intensidade dos terremotos.
·        Caracterizar tipo de vulcão.
·        Reconhecer  o impacto do vulcanismo nos recursos naturais.
·         A Terra no Sistema Solar.
·         O planeta Terra.
·         A forma da Terra.
·         As zonas de iluminação.
·         A Terra em movimento.
·         Movimento de rotação (dias e horas).
·         Movimento de translação (anos).
·         A história da Terra.
·         O tempo da natureza.
·         A formação da Terra.
·         A Terra em constante mudança.
·         As eras geológicas.
·         Placas tectônicas.
·         O interior da Terra.
·         As formas do relevo continental.
·         Principais formas de relevo.
·         Relevo e a sociedade.
·         Parque Nacional da Chapada Diamantina.
·         Os dobramentos.
·         Diferença entre dobramentos e placas tectônicas.
·         As falhas e os terremotos.
·         Os sismógrafos – intensidade dos terremotos.
·         Vulcanismo – o magma em movimento.
·         Onde ficam os vulcões.
·         O vulcanismo e o relevo.
·         A atividade vulcânica e os solos.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.









Bimestre: 3º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
  • Identificar características das atividades agropecuárias no espaço brasileiro.
  • Questionar os avanços dos aspectos socioeconômicos do espaço agrário na Hidrografia do Brasil.
  • Caracterizar a evolução do espaço urbano brasileiro perante a hidrografia.
  • Compreender as relações de interdependência entre águas oceânicas e intemperismo sobre o relevo.
  • Reconhecer as principais atividades do espaço agrário realizadas no país.
  • Identificar os principais climas no Brasil e no Mundo.
  • Analisar os movimentos e as políticas nacionais relacionadas à estrutura do extrativismo.
  • Identificar processos de extrativismo no cenário nacional.
  • Analisar os tipos e formas de extrativismos nas diversas regiões do Brasil.
  • Avaliar o desenvolvimento diferenciado da estrutura da indústria mineral.
  • Reconhecer os impactos socioambiental do extrativismo.
  • Analisar características do Climograma.
  • A ação do intemperismo e das águas correntes e oceânicas sobre o relevo.
  • A ação das águas oceânicas.
  • A ação dos ventos, das geleiras e dos seres vivos sobre o relevo.
  • O Relevo do Brasil.
  • A Hidrografia do Brasil.
  • A importância dos rios.
  • Brasil: um país de grandes recursos hídricos.
  • Diferenças entre tempo atmosférico e clima.
  • Antes da seca e da chuva.
  • Climograma: um recurso para interpretar o clima.
  • Climas do Mundo e do Brasil.
  • Os climas do Brasil.
  • Os climas do Mundo.
  • Terra: grandes paisagens vegetais.
  • Vegetação natural e vegetação nativa.
  • Brasil: formações vegetais naturais.
  • Ocupação humana e diminuição da vegetação natural.
  • O Extrativismo.
  • Tipos e formas de extrativismo.
  • O extrativismo mineral.
  • Tipos de extrativismo mineral.
  • A indústria mineral no mundo.
  • O extrativismo e os impactos socioambientais.
  • Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
  • Elaborar mapas.
  • Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
  • Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
  • Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
  • Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
  • Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
  • Avaliação oral.


  • Aula explicativa, com uso de Datashow.
  • Aula expositiva.
  • Pesquisa escrita.
  • Atividades extraclasses.
  • Atividades em grupos.
  • Seminários temáticos.
  • Exercícios individuais.
  • Exercícios complementares.
  • Avaliação escrita.
  • Trabalhos de pesquisa.


 






      Bimestre:  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·         Conhecer a dinâmica energética e sua relação com o desenvolvimento do país.
·         Identificar a potencialidade do processo de industrialização no Brasil e sua perspectiva para o futuro.
·         Reconhecer o papel socioeconômico e ambiental perante o cenário mundial.
·         Conhecer os diversos tipos de fonte energética.
·         Identificar os países produtores das principais matrizes de energia.
·         Refletir sobre a viabilidade ambiental e econômica da agricultura.
·         Reconhecer os aspectos econômicos e políticos das matizes energéticas.
·         Analisar os processos de industrialização e o desmatamento da Amazônia.
·         Identificar os impactos ambientais da industrialização no Brasil.
·         A agricultura – as condições naturais.
·         Os sistemas de produção agrícola.
·         A agricultura e os impactos ambientais.
·         A pecuária – as formas de criação de gado.
·         A pecuária no Brasil.
·         O aumento do desmatamento na Amazônia.
·         Do artesanato à manufatura e à indústria moderna.
·         As formas de produção.
·         Tipos de indústrias.
·         Indústria -  transformações sociais e espaciais.
·         Indústrias e fonte de energia – combustíveis fosseis, a energia elétrica e termonuclear.
·         Impactos ambientais da atividade industrial.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.



REFERÊNCIA


ADAS, Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.


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