SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO
Plano de Curso Anual –
2019
Professora:
Nazaré Ramos
Área:
Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente
Curricular: Geografia
Ano: 6º
Objetivo geral: Instrumentalizar
o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos,
geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Identificar
a importância da paisagem e do espaço.
·
Diferenciar
os conceitos entre espaço, paisagem e lugar.
·
Reconhecer
os principais fatores naturais que orientam o espaço geográfico.
·
Compreender
a importância da cartografia.
·
Explicar
a Rosa dos Ventos, paralelos e meridianos terrestres.
·
Compreender
a dinâmica da longitude e latitude e
suas dimensões.
·
Reconhecer
a divisão das coordenadas geográficas.
·
Conhecer
as ameaças presentes no Parque Indígena do Xingu.
·
Compreender
a dinâmica da Escola em mapas e plantas.
·
Compreender
a dinâmica da representação gráfica do relevo.
·
Identificar
os principais fatores que os índios afirmam o céu como um modelo diferenciado.
·
Diferenciar
os conceitos de mapa e plantas.
·
Analisar
mapas e imagens que expressam a dinâmica da cartografia.
·
Reconhecer
a importância dos povos indígenas na formação e caracterização do Brasil.
·
Avaliar
a importância do imã da Terra.
·
Explicar
a miscigenação dos povos.
·
Explicitar
o papel das pessoas no espaço geográfico.
|
·
Espaço
e paisagem.
·
O
espaço e as pessoas.
·
Paisagem.
·
Lugar.
·
Orientação
no espaço geográfico.
·
A
terra é um imã
·
O
céu segundo os índios.
·
Paralelos
e meridianos.
·
A
Rosa dos Ventos e a localização.
·
Os
paralelos e os meridianos terrestres.
·
Latitude
e longitude.
·
As
coordenadas geográficas.
·
Cartografia
– o desenho no papel e a representação da Terra.
·
A
soja ameaça o Parque Indígena do Xingu.
·
A
Escala – o mundo no papel.
·
A
escala em mapas e plantas.
·
A
representação gráfica do relevo.
·
Os
gráficos – A representação de dados.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
|
Bimestre: 2º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Caracterizar
as principais formas do vulcanismo.
·
Analisar
a importância das zonas de iluminação.
·
Avaliar
a diferença entre rotação e translação.
·
Conhecer
as características do Sistema Solar.
·
Identificar
as principais unidades de relevo da Chapada Diamantina, inclusive quanto à
localização.
·
Descrever
as principais eras geológicas.
·
Perceber
as placas tectônicas como parte da movimentação da Terra.
·
Reconhecer
a importância do Sistema Solar.
·
Identificar
as características naturais das formas de relevo.
·
.
Analisar o impacto dos desdobramentos para a vida humana.
·
Relacionar
os tipos de desdobramentos e placas tectônicas.
·
Identificar
os fatores que influenciam na intensidade dos terremotos.
·
Caracterizar
tipo de vulcão.
·
Reconhecer o impacto do vulcanismo nos recursos
naturais.
|
·
A Terra no Sistema Solar.
·
O planeta Terra.
·
A forma da Terra.
·
As zonas de iluminação.
·
A Terra em movimento.
·
Movimento de rotação (dias e horas).
·
Movimento de translação (anos).
·
A história da Terra.
·
O tempo da natureza.
·
A formação da Terra.
·
A Terra em constante mudança.
·
As eras geológicas.
·
Placas tectônicas.
·
O interior da Terra.
·
As formas do relevo continental.
·
Principais formas de relevo.
·
Relevo e a sociedade.
·
Parque Nacional da Chapada Diamantina.
·
Os dobramentos.
·
Diferença entre dobramentos e placas
tectônicas.
·
As falhas e os terremotos.
·
Os sismógrafos – intensidade dos terremotos.
·
Vulcanismo – o magma em movimento.
·
Onde ficam os vulcões.
·
O vulcanismo e o relevo.
·
A atividade vulcânica e os solos.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
|
Bimestre: 3º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
|
|
|
|
Bimestre: 4º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Conhecer
a dinâmica energética e sua relação com o desenvolvimento do país.
·
Identificar
a potencialidade do processo de industrialização no Brasil e sua perspectiva
para o futuro.
·
Reconhecer
o papel socioeconômico e ambiental perante o cenário mundial.
·
Conhecer
os diversos tipos de fonte energética.
·
Identificar
os países produtores das principais matrizes de energia.
·
Refletir
sobre a viabilidade ambiental e econômica da agricultura.
·
Reconhecer
os aspectos econômicos e políticos das matizes energéticas.
·
Analisar
os processos de industrialização e o desmatamento da Amazônia.
·
Identificar
os impactos ambientais da industrialização no Brasil.
|
·
A agricultura – as condições naturais.
·
Os sistemas de produção agrícola.
·
A agricultura e os impactos ambientais.
·
A pecuária – as formas de criação de gado.
·
A pecuária no Brasil.
·
O aumento do desmatamento na Amazônia.
·
Do artesanato à manufatura e à indústria
moderna.
·
As formas de produção.
·
Tipos de indústrias.
·
Indústria - transformações sociais e espaciais.
·
Indústrias e fonte de energia – combustíveis
fosseis, a energia elétrica e termonuclear.
·
Impactos ambientais da atividade industrial.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
|
REFERÊNCIA
ADAS,
Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário