quinta-feira, 11 de julho de 2019

PLANO DE CURSO GEOGRAFIA - 7º ANO


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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO


Plano de Curso Anual – 2019





Professora: Nazaré Ramos 
Área: Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente Curricular: Geografia
Ano: 7º


Objetivo geral: Instrumentalizar o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos, geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Identificar a importância e a organização sociopolítica do Brasil e suas dinâmicas territoriais.
·        Diferenciar os conceitos populacionais, assim como os processos migratórios.
·        Reconhecer os principais fatores naturais e antrópicos que motivam as migrações populacionais.
·        Compreender a evolução da formação do povo brasileiro.
·        Explicar a miscigenação dos aspectos culturais, econômicos e políticos que envolvem os mais diferentes povos no Brasil.
·        Compreender a dinâmica territorial brasileira e suas dimensões.
·        Reconhecer a divisão territorial brasileira e sua importância para a organização do país.
·        Conhecer as diferenças existentes nas regiões brasileiras.
·        Compreender a dinâmica territorial com base nas principais atividades econômicas nacionais.
·        Compreender a dinâmica populacional, enfocando os movimentos migratórios.
·        Identificar os principais fatores que motivam as migrações.
·        Diferenciar os conceitos populacionais.
·        Analisar mapas e imagens que expressam a dinâmica populacional.
·        Reconhecer a importância dos povos indígenas e africanos na formação e caracterização do brasil.
·        Avaliar a importância dos povos europeus na configuração populacional e econômica.
·        Explicar a miscigenação brasileira.
·         Divisão política do Brasil.
·         Localização do Brasil no mundo.
·         Pontos extremos brasileiros.
·         Regiões político-administrativas do Brasil.
·         Complexos regionais brasileiros.
·         Distribuição populacional mundial.
·         Distribuição populacional brasileira.
·         Movimentos migratórios no Brasil.
·         Principais povos indígenas da América.
·         População indígena brasileira.
·         Comunidades quilombolas.
·         Concentração dos imigrantes europeus no Brasil.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.


          Bimestre: 2º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Caracterizar as principais formas que compõem o relevo brasileiro.
·        Analisar a importância da formação do relevo brasileiro para o potencial econômico do Brasil.
·        Avaliar o potencial hídrico e sua relação com questões socioambientais.
·        Conhecer as características climáticas dos principais biomas brasileiros.
·        Identificar as principais unidades de relevo brasileiro, inclusive quanto à localização.
·        Descrever as principais formas de relevo brasileiro e sua importância para o desenvolvimento humano.
·        Perceber o ser humano como agente transformador do meio.
·        Reconhecer o sistema hidrográfico brasileiro.
·        Identificar as características naturais e econômicas dos principais rios brasileiros. Analisar o impacto no ciclo hidrológico brasileiro pelo ser humano.
·        Relacionar os tipos de clima às formações vegetais no Brasil.
·        Identificar os fatores que influenciam clima, vegetação e solo.
·        Caracterizar tipo de clima e respectiva vegetação no Brasil.
·        Reconhecer a necessidade de preservar os recursos naturais.
·         Classificação do relevo brasileiro segundo Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab’Saber, Jurandyr L. S. Ross.
·         Brasil – hidrografia.
·         Foz do Rio Amazonas.
·         Bacias hidrográficas.
·         Aquíferos.
·         Limites territoriais marítimos do Brasil.
·         Brasil – clima.
·         Brasil – vegetação.
·         Atuação das massas de ar no território brasileiro.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.









Bimestre: 3º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
  • Identificar características das atividades agropecuárias no espaço brasileiro.
  • Questionar os avanços dos aspectos socioeconômicos do espaço agrário.
  • Caracterizar a evolução do espaço urbano brasileiro perante as políticas organizacionais municipais.
  • Compreender as relações de interdependência entre espaço agrário e urbano.
  • Reconhecer as principais atividades do espaço agrário realizadas no país.
  • Identificar as principais culturas desenvolvidas no país e sua relação com o desenvolvimento econômico.
  • Analisar os movimentos e as políticas nacionais relacionadas à estrutura da terra.
  • Identificar processos de urbanização no cenário nacional.
  • Analisar a estrutura do espaço urbano em diversas regiões do Brasil.
  • Avaliar o desenvolvimento diferenciado da estrutura urbana nos municípios.
  • Reconhecer os espaços de integração entre meio rural e urbano.
  • Analisar características dos espaços agrário e urbano.
  • Brasil – produtos agrícolas.
  • Área urbanizada da cidade de São Paulo.
  • Brasil – organização urbana.
  • Megalópole brasileira.

·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.


 






      Bimestre:  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·         Conhecer a dinâmica energética e sua relação com o desenvolvimento do país.
·         Identificar a potencialidade do processo de industrialização no Brasil e sua perspectiva para o futuro.
·         Reconhecer o papel do Brasil nas dinâmicas socioeconômicos e ambientais perante o cenário mundial.
·         Conhecer os diversos tipos de fonte energética.
·         Identificar os países produtores das principais matrizes de energia.
·         Refletir sobre a viabilidade ambiental e econômica das fontes de energia.
·         Reconhecer os aspectos econômicos e políticos da industrialização brasileira.
·         Analisar os processos de industrialização e de circulação de mercadorias.
·         Identificar as tendências da industrialização no Brasil.
·         Brasil – consumo de derivados de petróleo.
·         Brasil – reservas de gás e gasodutos.
·         Região Sul – carvão mineral.
·         Brasil – distribuição industrial.
·         Brasil – portos, aeroportos e hidrovias.

·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.



REFERÊNCIA


ADAS, Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.


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