SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO
Plano de Curso Anual –
2019
Professora:
Nazaré Ramos
Área:
Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente
Curricular: Geografia
Ano: 7º
Objetivo geral: Instrumentalizar
o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos,
geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Identificar
a importância e a organização sociopolítica do Brasil e suas dinâmicas
territoriais.
·
Diferenciar
os conceitos populacionais, assim como os processos migratórios.
·
Reconhecer
os principais fatores naturais e antrópicos que motivam as migrações
populacionais.
·
Compreender
a evolução da formação do povo brasileiro.
·
Explicar
a miscigenação dos aspectos culturais, econômicos e políticos que envolvem os
mais diferentes povos no Brasil.
·
Compreender
a dinâmica territorial brasileira e suas dimensões.
·
Reconhecer
a divisão territorial brasileira e sua importância para a organização do
país.
·
Conhecer
as diferenças existentes nas regiões brasileiras.
·
Compreender
a dinâmica territorial com base nas principais atividades econômicas
nacionais.
·
Compreender
a dinâmica populacional, enfocando os movimentos migratórios.
·
Identificar
os principais fatores que motivam as migrações.
·
Diferenciar
os conceitos populacionais.
·
Analisar
mapas e imagens que expressam a dinâmica populacional.
·
Reconhecer
a importância dos povos indígenas e africanos na formação e caracterização do
brasil.
·
Avaliar
a importância dos povos europeus na configuração populacional e econômica.
·
Explicar
a miscigenação brasileira.
|
·
Divisão
política do Brasil.
·
Localização
do Brasil no mundo.
·
Pontos
extremos brasileiros.
·
Regiões
político-administrativas do Brasil.
·
Complexos
regionais brasileiros.
·
Distribuição
populacional mundial.
·
Distribuição
populacional brasileira.
·
Movimentos
migratórios no Brasil.
·
Principais
povos indígenas da América.
·
População
indígena brasileira.
·
Comunidades
quilombolas.
·
Concentração
dos imigrantes europeus no Brasil.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
|
Bimestre: 2º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Caracterizar
as principais formas que compõem o relevo brasileiro.
·
Analisar
a importância da formação do relevo brasileiro para o potencial econômico do
Brasil.
·
Avaliar
o potencial hídrico e sua relação com questões socioambientais.
·
Conhecer
as características climáticas dos principais biomas brasileiros.
·
Identificar
as principais unidades de relevo brasileiro, inclusive quanto à localização.
·
Descrever
as principais formas de relevo brasileiro e sua importância para o desenvolvimento
humano.
·
Perceber
o ser humano como agente transformador do meio.
·
Reconhecer
o sistema hidrográfico brasileiro.
·
Identificar
as características naturais e econômicas dos principais rios brasileiros.
Analisar o impacto no ciclo hidrológico brasileiro pelo ser humano.
·
Relacionar
os tipos de clima às formações vegetais no Brasil.
·
Identificar
os fatores que influenciam clima, vegetação e solo.
·
Caracterizar
tipo de clima e respectiva vegetação no Brasil.
·
Reconhecer
a necessidade de preservar os recursos naturais.
|
·
Classificação do relevo brasileiro segundo
Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab’Saber, Jurandyr L. S. Ross.
·
Brasil – hidrografia.
·
Foz do Rio Amazonas.
·
Bacias hidrográficas.
·
Aquíferos.
·
Limites territoriais marítimos do Brasil.
·
Brasil – clima.
·
Brasil – vegetação.
·
Atuação das massas de ar no território
brasileiro.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
|
Bimestre: 3º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
|
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
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Bimestre: 4º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Conhecer
a dinâmica energética e sua relação com o desenvolvimento do país.
·
Identificar
a potencialidade do processo de industrialização no Brasil e sua perspectiva
para o futuro.
·
Reconhecer
o papel do Brasil nas dinâmicas socioeconômicos e ambientais perante o
cenário mundial.
·
Conhecer
os diversos tipos de fonte energética.
·
Identificar
os países produtores das principais matrizes de energia.
·
Refletir
sobre a viabilidade ambiental e econômica das fontes de energia.
·
Reconhecer
os aspectos econômicos e políticos da industrialização brasileira.
·
Analisar
os processos de industrialização e de circulação de mercadorias.
·
Identificar
as tendências da industrialização no Brasil.
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·
Brasil – consumo de derivados de petróleo.
·
Brasil – reservas de gás e gasodutos.
·
Região Sul – carvão mineral.
·
Brasil – distribuição industrial.
·
Brasil – portos, aeroportos e hidrovias.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
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REFERÊNCIA
ADAS,
Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.
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