SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO
Plano de Curso Anual –
2019
Professora:
Nazaré Ramos
Área:
Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente
Curricular: Geografia
Ano: 8º
Objetivo geral: Instrumentalizar
o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos,
geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Identificar
a importância e a organização regional do Brasil e suas dinâmicas
territoriais.
·
Diferenciar
os conceitos de oceanos e continentes,.
·
Reconhecer
os principais fatores naturais e antrópicos da população mundial.
·
Compreender
a evolução da formação do povo brasileiro.
·
Explicar
a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
·
Compreender
a dinâmica da economia global.
·
Reconhecer
o processo de globalização e sua importância para o meio ambiente.
·
Conhecer
as diferenças existentes no mundo global.
·
Compreender
a dinâmica do efeito estufa.
·
Identificar
os principais fatores que motivam as desigualdades de consumo de energia.
·
Diferenciar
os conceitos dos problemas ambientais.
·
Analisar
mapas e imagens que expressam a problemática do meio ambiente.
·
Reconhecer
a importância da preservação do meio ambiente.
·
Avaliar
a importância da economia global
·
Explicar
a origem do mundo global.
|
·
Espaço
mundial: diversidade e regionalização
·
Os
continentes e os oceanos.
·
Estados
e população do mundo.
·
Vaticano,
o menor Estado do mundo.
·
Países
desenvolvidos e subdesenvolvidos.
·
Origens
e bases do mundo global.
·
A
economia global.
·
Globalização
e meio ambiente.
·
Crises
e desigualdades no mundo global.
·
Efeito
estufa.
·
Energia
e meio ambiente.
·
O
consumo desigual de energia.
·
Principais
problemas ambientais do século XXI.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
|
Bimestre: 2º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Caracterizar
as principais formas que compõem a natureza da América.
·
Analisar
a importância da formação do relevo americano para o potencial econômico dos
Estados Unidos.
·
Avaliar
o potencial hídrico e sua relação com questões socioambientais.
·
Conhecer
as características climáticas dos principais biomas americanos.
·
Identificar
as principais unidades de relevo americano, inclusive quanto à localização.
·
Descrever
as principais formas de relevo dos Andes e sua importância para o
desenvolvimento humano nas populações pré-colombianas.
·
Perceber
o ser humano como agente transformador do meio.
·
Reconhecer
o sistema hidrográfico canadense.
·
Identificar
as características naturais e econômicas do Canadá.
·
Analisar o impacto no ciclo econômico
canadense com a Nafta.
·
Relacionar
os tipos de clima às formações vegetais no Canadá.
·
Identificar
os fatores que influenciam clima, vegetação e solo.
·
Caracterizar
tipo de clima e respectiva vegetação no Canadá e nos Estados Unidos.
·
Reconhecer
a necessidade de preservar os recursos naturais.
|
·
América: natureza e herança colonial.
·
Posição geográfica, relevo e hidrografia da
América.
·
O relevo e o povoamento.
·
Clima e vegetação da América.
·
Os tipos de clima e as formações vegetais da
América.
·
A conquista da América pelos europeus.
·
Os Andes e as civilizações pré-colombianas.
·
Estados Unidos: formação e expressionismo
territorial.
·
Localização e divisão política dos Estados
Unidos.
·
A formação territorial e a política
intervencionista.
·
Estados Unidos - potência econômica.
·
Estados Unidos – um gigante na agropecuária.
·
O espaço urbano-industrial dos Estados
Unidos.
·
Estados Unidos: população e megalópoles.
·
Estados Unidos: imigração ontem e hoje.
·
Canada – economia integrada ao Nafta.
·
A população do Canadá.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
|
Bimestre: 3º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
|
·
Países emergentes.
·
México, Argentina e Brasil: da
industrialização tardia à inserção global.
·
As maiores economias da América
Latina.
·
México – população, recursos
naturais e economia.
·
Argentina – uso da terra, recursos
naturais e recursos minerais.
·
Argentina – população, indústria e
energia.
·
Brasil – conflitos e cooperação na
Bacia Platina.
·
América – economia de base mineral.
·
Venezuela, Trinidad e Tobago – aspectos
sociais e culturais.
·
Equador e Chile – aspectos sociais e
culturais.
·
Guiana, Suriname e Jamaica – aspectos
sociais e culturais.
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|
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Bimestre: 4º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Conhecer
a dinâmica energética e sua relação com o desenvolvimento da Colômbia.
·
Identificar
a potencialidade do processo de industrialização no Paraguai e no Uruguai e
sua perspectiva para o futuro.
·
Reconhecer
o papel de Cuba nas dinâmicas socioeconômicos e ambientais perante o cenário
mundial.
·
Conhecer
os tipos de fonte energética dos países da América Central.
·
Identificar
os países produtores das principais matrizes de energia.
·
Refletir
sobre a viabilidade ambiental e econômica das fontes de energia.
·
Reconhecer
os aspectos econômicos e políticos da industrialização da Colômbia.
·
Analisar
os processos de industrialização e de circulação de mercadorias.
|
·
Colômbia – localização geográfica, recursos
naturais.
·
Colômbia – de colônia a independência.
·
População, economia, guerrilha e
narcotráfico na Colômbia.
·
Uruguai e Paraguai – aspectos sociais e
culturais.
·
América Central Continental e Insular.
·
Cuba – da Revolução Cubana aos novos rumos
políticos.
·
Os progressos sociais e as dificuldades
econômicas dos países da América Central.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
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REFERÊNCIA
ADAS,
Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.
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