domingo, 28 de julho de 2019

PLANO DE CURSO - 8º ANO


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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO


Plano de Curso Anual – 2019





Professora: Nazaré Ramos 
Área: Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente Curricular: Geografia
Ano: 8º


Objetivo geral: Instrumentalizar o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos, geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Identificar a importância e a organização regional do Brasil e suas dinâmicas territoriais.
·        Diferenciar os conceitos de oceanos e continentes,.
·        Reconhecer os principais fatores naturais e antrópicos da população mundial.
·        Compreender a evolução da formação do povo brasileiro.
·        Explicar a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
·        Compreender a dinâmica da economia global.
·        Reconhecer o processo de globalização e sua importância para o meio ambiente.
·        Conhecer as diferenças existentes no mundo global.
·        Compreender a dinâmica do efeito estufa.
·        Identificar os principais fatores que motivam as desigualdades de consumo de energia.
·        Diferenciar os conceitos dos problemas ambientais.
·        Analisar mapas e imagens que expressam a problemática do meio ambiente.
·        Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.
·        Avaliar a importância da economia global
·        Explicar a origem do mundo global.
·         Espaço mundial: diversidade e regionalização
·         Os continentes e os oceanos.
·         Estados e população do mundo.
·         Vaticano, o menor Estado do mundo.
·         Países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
·         Origens e bases do mundo global.
·         A economia global.
·         Globalização e meio ambiente.
·         Crises e desigualdades no mundo global.
·         Efeito estufa.
·         Energia e meio ambiente.
·         O consumo desigual de energia.
·         Principais problemas ambientais do século XXI.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.









          Bimestre: 2º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Caracterizar as principais formas que compõem a natureza da América.
·        Analisar a importância da formação do relevo americano para o potencial econômico dos Estados Unidos.
·        Avaliar o potencial hídrico e sua relação com questões socioambientais.
·        Conhecer as características climáticas dos principais biomas americanos.
·        Identificar as principais unidades de relevo americano, inclusive quanto à localização.
·        Descrever as principais formas de relevo dos Andes e sua importância para o desenvolvimento humano nas populações pré-colombianas.
·        Perceber o ser humano como agente transformador do meio.
·        Reconhecer o sistema hidrográfico canadense.
·        Identificar as características naturais e econômicas do Canadá.
·         Analisar o impacto no ciclo econômico canadense com a Nafta.
·        Relacionar os tipos de clima às formações vegetais no Canadá.
·        Identificar os fatores que influenciam clima, vegetação e solo.
·        Caracterizar tipo de clima e respectiva vegetação no Canadá e nos Estados Unidos.
·        Reconhecer a necessidade de preservar os recursos naturais.
·         América: natureza e herança colonial.
·         Posição geográfica, relevo e hidrografia da América.
·         O relevo e o povoamento.
·         Clima e vegetação da América.
·         Os tipos de clima e as formações vegetais da América.
·         A conquista da América pelos europeus.
·         Os Andes e as civilizações pré-colombianas.
·         Estados Unidos: formação e expressionismo territorial.
·         Localização e divisão política dos Estados Unidos.
·         A formação territorial e a política intervencionista.
·         Estados Unidos -  potência econômica.
·         Estados Unidos – um gigante na agropecuária.
·         O espaço urbano-industrial dos Estados Unidos.
·         Estados Unidos: população e megalópoles.
·         Estados Unidos: imigração ontem e hoje.
·         Canada – economia integrada ao Nafta.
·         A população do Canadá.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.









Bimestre: 3º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
  • Identificar características das atividades agropecuárias no espaço dos países emergentes.
  • Questionar os avanços dos aspectos socioeconômicos do espaço agrário do México, Argentina e Brasil.
  • Caracterizar a evolução do espaço industrial.
  • Compreender as relações de interdependência entre espaço agrário e urbano.
  • Reconhecer as principais atividades do espaço agrário realizadas nos países Argentina, Brasil, México, Guiana, Suriname, Jamaica, Venezuela e Trinidad e Tobago.
  • Identificar as principais culturas desenvolvidas nos países sul-americanos e sua relação com o desenvolvimento econômico.
  • Analisar os movimentos e as políticas nacionais dos países sul-americanos relacionadas à estrutura da terra.
  • Identificar processos de urbanização dos países sul-americanos.
  • Analisar a estrutura do espaço urbano em regiões populacionais dos países sul-americanos.
  • Avaliar o desenvolvimento diferenciado da estrutura urbana das cidades sul-americanas.
  • Reconhecer os espaços de integração entre meio rural e urbano.
  • Analisar características dos espaços agrário e urbano.
·         Países emergentes.
·         México, Argentina e Brasil: da industrialização tardia à inserção global.
·         As maiores economias da América Latina.
·         México – população, recursos naturais e economia.
·         Argentina – uso da terra, recursos naturais e recursos minerais.
·         Argentina – população, indústria e energia.
·         Brasil – conflitos e cooperação na Bacia Platina.
·         América – economia de base mineral.
·         Venezuela, Trinidad e Tobago – aspectos sociais e culturais.
·         Equador e Chile – aspectos sociais e culturais.
·         Guiana, Suriname e Jamaica – aspectos sociais e culturais.
  • Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
  • Elaborar mapas.
  • Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
  • Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
  • Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
  • Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
  • Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
  • Avaliação oral.


  • Aula explicativa, com uso de Datashow.
  • Aula expositiva.
  • Pesquisa escrita.
  • Atividades extraclasses.
  • Atividades em grupos.
  • Seminários temáticos.
  • Exercícios individuais.
  • Exercícios complementares.
  • Avaliação escrita.
  • Trabalhos de pesquisa.


      Bimestre:  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·         Conhecer a dinâmica energética e sua relação com o desenvolvimento da Colômbia.
·         Identificar a potencialidade do processo de industrialização no Paraguai e no Uruguai e sua perspectiva para o futuro.
·         Reconhecer o papel de Cuba nas dinâmicas socioeconômicos e ambientais perante o cenário mundial.
·         Conhecer os tipos de fonte energética dos países da América Central.
·         Identificar os países produtores das principais matrizes de energia.
·         Refletir sobre a viabilidade ambiental e econômica das fontes de energia.
·         Reconhecer os aspectos econômicos e políticos da industrialização da Colômbia.
·         Analisar os processos de industrialização e de circulação de mercadorias.
·         Colômbia – localização geográfica, recursos naturais.
·         Colômbia – de colônia a independência.
·         População, economia, guerrilha e narcotráfico na Colômbia.
·         Uruguai e Paraguai – aspectos sociais e culturais.
·         América Central Continental e Insular.
·         Cuba – da Revolução Cubana aos novos rumos políticos.
·         Os progressos sociais e as dificuldades econômicas dos países da América Central.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.



REFERÊNCIA


ADAS, Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.

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