SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO
Plano de Curso Anual –
2019
Professora:
Nazaré Ramos
Área:
Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente
Curricular: Geografia
Ano: 9º
Objetivo geral: Instrumentalizar
o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos,
geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Identificar
a importância e a organização sociopolítica do mundo global e suas dinâmicas
territoriais.
·
Diferenciar
os conceitos populacionais, assim como os processos migratórios.
·
Reconhecer
os principais fatores naturais e antrópicos que motivam as migrações
populacionais.
·
Compreender
a evolução da formação das grandes cidades.
·
Explicar
a miscigenação dos aspectos culturais, econômicos e políticos que envolvem as
megalópoles.
·
Compreender
a dinâmica territorial das megalópoles e suas dimensões.
·
Reconhecer
a importância do FMI.
·
Conhecer
as diferenças existentes entre as Organizações Internacionais.
·
Compreender
a dinâmica territorial com base nas principais atividades econômicas das
megacidades e cidades.
·
Compreender
a dinâmica populacional, enfocando os movimentos migratórios.
·
Identificar
os principais fatores que motivam as migrações.
·
Diferenciar
os conceitos de cidades globais.
·
Analisar
mapas e imagens que expressam a dinâmica populacional e o turismo mundial.
·
Reconhecer
a importância das principais religiões do mundo.
·
Avaliar
a importância e os desafios da ONU.
·
Explicar
os objetivos do desenvolvimento do milênio e a geografia da Aids e do Ebola.
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·
Mundo
Global: geopolítica e organizações internacionais.
·
Do
mundo multipolar ao mundo bipolar da Guerra Fria.
·
O
mundo bipolar para o unipolar.
·
Estados
Unidos e o mundo unipolar.
·
O
terrorismo e o 11 de setembro.
·
Estado
Islâmico.
·
Organizações
Internacionais mundiais.
·
Origens
e objetivos da ONU.
·
FMI
– objetivos e origem.
·
Organização
Mundial do Comércio.
·
Organizações
Internacionais regionais.
·
Distribuição,
crescimento desigual e migrações da população mundial.
·
Cidades
e Megacidades urbanas.
·
Consumo
das cidades e megacidades.
·
Crescimento
da população urbana e as megacidades.
·
Cidades
e hábitos de consumo mundializados.
·
As
cidades globais.
·
Turismo
e consumo dos lugares.
·
Principais
religiões.
·
Religião
– identidade cultural de um povo.
·
Desafios
da ONU.
·
A
geografia do crime internacional.
·
Objetivos
do Desenvolvimento do Milênio e a geografia da Aids e do Ebola.
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·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
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Bimestre: 2º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
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·
Caracterizar
as principais formas que compõem o relevo e o meio natural da Europa.
·
Analisar
a importância da formação do relevo europeu para o potencial econômico.
·
Avaliar
o potencial hídrico e sua relação com questões socioambientais na Europa.
·
Conhecer
as características climáticas dos principais biomas soviéticos.
·
Identificar
as principais unidades de relevo europeu, inclusive quanto à localização.
·
Descrever
as principais formas de relevo da Rússia e sua importância para o
desenvolvimento humano.
·
Perceber
a tribo Sami (única na Europa) como agente transformador do meio e da
paisagem .
·
Reconhecer
o sistema da cidadania europeia.
·
Identificar
as características da União Europeia.
·
Relacionar
os tipos de formas econômicas na Europa.
·
Identificar
os fatores que influenciam clima, vegetação e solo.
·
Caracterizar
tipo de clima e respectiva vegetação no Brasil.
·
Reconhecer
a importância do bloco econômico da Comunidade dos Estados Independentes.
·
Reconhecer
a importância do Japão e sua cultura no mundo.
·
Identificar
a vegetação do Japão.
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·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
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Bimestre: 3º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
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·
China – o dragão asiático.
·
Localização, população, economia e
divisão administrativa da China.
·
Problemas da sociedade chinesa.
·
Dongtan – modelo chinês para as
ecocidades.
·
Índia – o país da diversidade.
·
De colônia britânica a país
independente.
·
Índia – população, economia,
conflitos étnico-culturais e fronteiriços.
·
Oriente Médio – aspectos físicos e
humanos.
·
Localização geográfica, aspectos físicos,
população, línguas, religião no Oriente Médio.
·
A abundância de Petróleo no Oriente Médio e
a escassez de água.
·
Golfo Pérsico – o golfo do petróleo.
·
Israel e Palestina – antecedentes
históricos.
·
A criação do Estado de Israel.
·
Conflitos árabes-israelenses.
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Bimestre: 4º
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
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CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÕES
|
·
Conhecer
a dinâmica energética do continente africano.
·
Identificar
a potencialidade do processo de industrialização na Oceania.
·
Reconhecer
o papel da África nas dinâmicas socioeconômicos e ambientais perante o
cenário mundial.
·
Conhecer
os diversos tipos de fonte energética do continente africano.
·
Identificar
as diversas culturas da Nova Zelândia e Austrália.
·
Refletir
sobre a viabilidade ambiental e econômica das fontes de energia do Ártico.
·
Reconhecer
os aspectos científicos da Antártida.
·
Analisar
os processos de industrialização e de circulação de mercadorias no Ártico.
·
Identificar
as formas de racismo no continente africano.
|
·
África – meio natural, extensão,
localização, relevo, hidrografia.
·
África – vegetação natural e ação antrópica.
·
A África e o imperialismo europeu.
·
O racismo – outro legado do colonialismo.
·
A descolonização da África.
·
África – população, regionalização e
economia.
·
Oceania – continente com milhares de ilhas.
·
Austrália e Nova Zelândia – conquista e
colonização.
·
Austrália e Nova Zelândia – aspectos sociais
e culturais.
·
Ártico – os povos do frio.
·
Antártida - aspectos físicos.
·
O Brasil na Antártida.
|
·
Refletir
os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·
Elaborar
mapas.
·
Pesquisar
em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·
Elaborar
uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·
Dividir
no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·
Elaborar
questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·
Pesquisar
sobre a diversidade da Amazônia.
·
Avaliação
oral.
|
·
Aula
explicativa, com uso de Datashow.
·
Aula
expositiva.
·
Pesquisa
escrita.
·
Atividades
extraclasses.
·
Atividades
em grupos.
·
Seminários
temáticos.
·
Exercícios
individuais.
·
Exercícios
complementares.
·
Avaliação
escrita.
·
Trabalhos
de pesquisa.
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REFERÊNCIA
ADAS,
Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.
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