domingo, 28 de julho de 2019

PLANO DE CURSO - 9º ANO


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SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO AURELIO TEIXEIRA DE CARVALHO


Plano de Curso Anual – 2019





Professora: Nazaré Ramos 
Área: Ciências Naturais e suas tecnologias
Componente Curricular: Geografia
Ano: 9º


Objetivo geral: Instrumentalizar o educando a fim de que possa ter ciência em relação aos aspectos físicos, geográficos, industriais do meio no qual está inserido.
1º Bimestre

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Identificar a importância e a organização sociopolítica do mundo global e suas dinâmicas territoriais.
·        Diferenciar os conceitos populacionais, assim como os processos migratórios.
·        Reconhecer os principais fatores naturais e antrópicos que motivam as migrações populacionais.
·        Compreender a evolução da formação das grandes cidades.
·        Explicar a miscigenação dos aspectos culturais, econômicos e políticos que envolvem as megalópoles.
·        Compreender a dinâmica territorial das megalópoles e suas dimensões.
·        Reconhecer a importância do FMI.
·        Conhecer as diferenças existentes entre as Organizações Internacionais.
·        Compreender a dinâmica territorial com base nas principais atividades econômicas das megacidades e cidades.
·        Compreender a dinâmica populacional, enfocando os movimentos migratórios.
·        Identificar os principais fatores que motivam as migrações.
·        Diferenciar os conceitos de cidades globais.
·        Analisar mapas e imagens que expressam a dinâmica populacional e o turismo mundial.
·        Reconhecer a importância das principais religiões do mundo.
·        Avaliar a importância e os desafios da ONU.
·        Explicar os objetivos do desenvolvimento do milênio e a geografia da Aids e do Ebola.
·         Mundo Global: geopolítica e organizações internacionais.
·         Do mundo multipolar ao mundo bipolar da Guerra Fria.
·         O mundo bipolar para o unipolar.
·         Estados Unidos e o mundo unipolar.
·         O terrorismo e o 11 de setembro.
·         Estado Islâmico.
·         Organizações Internacionais mundiais.
·         Origens e objetivos da ONU.
·         FMI – objetivos e origem.
·         Organização Mundial do Comércio.
·         Organizações Internacionais regionais.
·         Distribuição, crescimento desigual e migrações da população mundial.
·         Cidades e Megacidades urbanas.
·         Consumo das cidades e megacidades.
·         Crescimento da população urbana e as megacidades.
·         Cidades e hábitos de consumo mundializados.
·         As cidades globais.
·         Turismo e consumo dos lugares.
·         Principais religiões.
·         Religião – identidade cultural de um povo.
·         Desafios da ONU.
·         A geografia do crime internacional.
·         Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e a geografia da Aids e do Ebola.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.


          Bimestre: 2º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·        Caracterizar as principais formas que compõem o relevo e o meio natural da Europa.
·        Analisar a importância da formação do relevo europeu para o potencial econômico.
·        Avaliar o potencial hídrico e sua relação com questões socioambientais na Europa.
·        Conhecer as características climáticas dos principais biomas soviéticos.
·        Identificar as principais unidades de relevo europeu, inclusive quanto à localização.
·        Descrever as principais formas de relevo da Rússia e sua importância para o desenvolvimento humano.
·        Perceber a tribo Sami (única na Europa) como agente transformador do meio e da paisagem .
·        Reconhecer o sistema da cidadania europeia.
·        Identificar as características da União Europeia.
·        Relacionar os tipos de formas econômicas na Europa.
·        Identificar os fatores que influenciam clima, vegetação e solo.
·        Caracterizar tipo de clima e respectiva vegetação no Brasil.
·        Reconhecer a importância do bloco econômico da Comunidade dos Estados Independentes.
·        Reconhecer a importância do Japão e sua cultura no mundo.
·        Identificar a vegetação do Japão.
  • Europa – meio natural.
  • Europa – aspectos populacionais e demográficos.
  • Sami – povo indígena na Europa.
  • União Europeia e sua construção.
  • Cidadania europeia.
  • A economia da Europa.
  • União Europeia – o poderoso bloco econômico.
  • Do Império Russo à CEI.
  • Ex-União Soviética.
  • Comunidade dos Estados Independentes – área, território, povo e população.
  • Rússia – a questão energética.
  • As grandes economias da Ásia.
  • Biodiversidade física e cultural da Ásia.
  • Ásia – população e diversidade natural.
  • Japão e os Tigres Asiáticos.
  • Japão – país marítimo e potência mundial.
  • A Era Meiji e a economia japonesa.
  •  
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.









Bimestre: 3º

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
  • Identificar características das atividades agropecuárias chinês.
  • Questionar os avanços dos aspectos socioeconômicos do espaço agrário na China.
  • Caracterizar a evolução do espaço urbano indiano perante as políticas organizacionais.
  • Compreender as relações de interdependência entre espaço agrário e urbano na Índia.
  • Reconhecer os principais conflitos no Oriente Médio.
  • Identificar as principais culturas desenvolvidas na China e sua relação com o desenvolvimento econômico.
  • Analisar os movimentos e as políticas econômicas relacionadas à estrutura do petróleo.
  • Identificar processos de urbanização no cenário árabe.
  • Analisar a estrutura do espaço entre Israel e a Palestiina.
  • Avaliar o desenvolvimento econômico do Oriente Médio.
  • Reconhecer a importância da relação econômica do petróleo do Golfo Pérsico.
  • Analisar características da divisão administrativa da China.
·         China – o dragão asiático.
·         Localização, população, economia e divisão administrativa da China.
·         Problemas da sociedade chinesa.
·         Dongtan – modelo chinês para as ecocidades.
·         Índia – o país da diversidade.
·         De colônia britânica a país independente.
·         Índia – população, economia, conflitos étnico-culturais e fronteiriços.
·         Oriente Médio – aspectos físicos e humanos.
·         Localização geográfica, aspectos físicos, população, línguas, religião no Oriente Médio.
·         A abundância de Petróleo no Oriente Médio e a escassez de água.
·         Golfo Pérsico – o golfo do petróleo.
·         Israel e Palestina – antecedentes históricos.
·         A criação do Estado de Israel.
·         Conflitos árabes-israelenses.

  • Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
  • Elaborar mapas.
  • Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
  • Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
  • Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
  • Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
  • Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
  • Avaliação oral.


  • Aula explicativa, com uso de Datashow.
  • Aula expositiva.
  • Pesquisa escrita.
  • Atividades extraclasses.
  • Atividades em grupos.
  • Seminários temáticos.
  • Exercícios individuais.
  • Exercícios complementares.
  • Avaliação escrita.
  • Trabalhos de pesquisa.


 






      Bimestre:  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Habilidades)
CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÕES
·         Conhecer a dinâmica energética do continente africano.
·         Identificar a potencialidade do processo de industrialização na Oceania.
·         Reconhecer o papel da África nas dinâmicas socioeconômicos e ambientais perante o cenário mundial.
·         Conhecer os diversos tipos de fonte energética do continente africano.
·         Identificar as diversas culturas da Nova Zelândia e Austrália.
·         Refletir sobre a viabilidade ambiental e econômica das fontes de energia do Ártico.
·         Reconhecer os aspectos científicos da Antártida.
·         Analisar os processos de industrialização e de circulação de mercadorias no Ártico.
·         Identificar as formas de racismo no continente africano.
·         África – meio natural, extensão, localização, relevo, hidrografia.
·         África – vegetação natural e ação antrópica.
·         A África e o imperialismo europeu.
·         O racismo – outro legado do colonialismo.
·         A descolonização da África.
·         África – população, regionalização e economia.
·         Oceania – continente com milhares de ilhas.
·         Austrália e Nova Zelândia – conquista e colonização.
·         Austrália e Nova Zelândia – aspectos sociais e culturais.
·         Ártico – os povos do frio.
·         Antártida - aspectos físicos.
·         O Brasil na Antártida.
·         Refletir os diferentes aspectos físicos da realidade brasileira.
·         Elaborar mapas.
·         Pesquisar em órgãos oficiais como se deu a regionalização do Brasil.
·         Elaborar uma linha do tempo sobre os complexos regionais.
·         Dividir no Mapa, as regiões e suas principais atividades econômicas.
·         Elaborar questões reflexivas sobre o desenvolvimento da indústria e da tecnologia.
·         Pesquisar sobre a diversidade da Amazônia.
·         Avaliação oral.


·         Aula explicativa, com uso de Datashow.
·         Aula expositiva.
·         Pesquisa escrita.
·         Atividades extraclasses.
·         Atividades em grupos.
·         Seminários temáticos.
·         Exercícios individuais.
·         Exercícios complementares.
·         Avaliação escrita.
·         Trabalhos de pesquisa.



REFERÊNCIA


ADAS, Sergio. Expedições geográficas. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2015.


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