Canal do Panamá
O Canal do Panamá é uma via
artificial marítima situada no Panamá, na América Central. A obra inaugurada
em 1914, possui hoje 82 km de comprimento, e sua largura varia. No Estreito de
Culebra o canal tem 90 metros de largura, já no Lago de Gatún o caminho se
alarga para 350 metros. O canal, construído no extremo sul do país tem grande
importância para a circulação de mercadorias, já que encurta significativamente
a distância e faz a ligação do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico.
A tentativa francesa de construir o Canal
No século XIX, o
Panamá era uma província colombiana, e sua configuração territorial já chamava
a atenção de estudiosos e autoridades de países desenvolvidos. Em 1879, o francês
Ferdinand de Lesseps negociou com a Colômbia a
permissão para construir um canal marítimo em seu território e para tanto,
criou a Companhia Universal do Canal Interoceânico do Panamá. Entretanto, a
iniciativa não deu certo e a sua empresa faliu em 1889.
O fracasso da
construção francesa do Canal do Paraná se deu em virtude dos inúmeros operários
mortos, em razão do clima do local, que favoreceu a proliferação de doenças tropicais, como a febre amarela e malária.
Além disso os franceses não tiveram êxito no projeto de construir uma via em
único nível, resultando em significativos desabamentos nas encostas da
construção, devido ao impacto das ondas do mar.
Os Estados
Unidos e o Canal do Panamá
O interesse
estadunidense na construção da via fez com que o país comprasse as ações da
falida empresa francesa, por cerca de 40 milhões de dólares. O canal representava
um novo caminho, que encurtaria as distâncias entre
os oceanos que banhavam os EUA e diminuiria
significativamente a quilometragem para a costa leste da América do Sul. Antes da construção da via, o
trajeto entre o Pacífico e o Atlântico que cercavam as extremidades do país era
de 20 mil km e durava aproximadamente dez dias.
Para conseguir a concessão
da obra, os Estados Unidos apoiou o Panamá em seu processo de
independência. Concedeu então, tropas marítimas para os panamenhos a fim de
evitar qualquer tentativa de golpe por parte da Colômbia. Com a separação
conquistada – sustentada pelo grande poderio militar americano – o governo
panamenho autorizou a construção do canal em seu território, obra que envolveu
mais de 75 mil trabalhadores. A obra durou 10 anos, e apesar de estar em seu
território, o Canal do Panamá era gerido pelos EUA, pois era a
compensação panamenha pelo apoio estadunidense no processo separatista do país.
As vantagens do Canal do Panamá
Pelo Canal do Panamá
passam anualmente cerca de 14 mil navios, de aproximadamente 160
nações distintas. A receita pelo pedágio chega a cerca de 2 bilhões de
dólares anuais. Em 2016, a via foi expandida, possibilitando o aumento das
embarcações de grande porte e a expansão das relações comerciais entre os
países americanos e asiáticos.
Não foi sempre que o canal do Panamá foi deste país.
Anteriormente, o território pertencia à Colômbia. No século XIX, os franceses
começaram as obras de construção do canal, que, no entanto, não foram
concretizadas visto os problemas de engenharia bem como as doenças tropicais
que atingiram seus trabalhadores. Estima-se que 20 mil pessoas morreram nessa
primeira fase de construção.
Devido aos interesses econômicos, em 1914, os Estados Unidos
concluem a obra. Nessa fase, foram necessários dez anos para a construção do
canal e mais de 35 mil homens. Somente em 1999 que oficialmente o Panamá
consegue a propriedade do canal.
Canal do Panamá ampliado chega em meio a crise.
Revista Valor Econômico. Disponível em: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/34699-canal-do-panama-ampliado-chega-em-meio-a-crise.
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